Google Discover: aprenda a divulgar seus conteúdos e gerar mais tráfego

Tamiris Bastos - 21 de agosto de 2020

google discover

O Google Discover traz uma nova alternativa para gerar mais tráfego para suas páginas. Diferente da pesquisa relacionada pela palavra-chave e a partir dela são apresentados os resultados, este recurso se baseia principalmente pelos interesses dos usuários.

Além das estratégias de SEO usadas para posicionar o site, a ferramenta Discover surge com uma excelente oportunidade para gerar engajamento e atrair mais público. Neste caso, é preciso entender e explorar essa novidade para alcançar melhores resultados com o Google.

Quer saber como funciona? Acompanhe o texto a seguir para entender como incluir o Google Discover nas suas estratégias de SEO.

Afinal, o que é Google Discover?

Disponível para dispositivos móveis, o Google Discover oferece um feed de conteúdos criado de acordo com o interesses dos usuários, segundo os sistemas automatizados do Google. Para isso não é necessário fazer uma pesquisa.

Lançado em 2018, o Google Discover surgiu para alinhar às mudanças anunciadas pelo buscador para os seus próximos 20 anos. Antes dele já havia o Google Feed, criado em 2017, e tinha funcionalidades parecidas, mas foi aprimorado e se transformou em Discover.

O conteúdo apresentado no Discover é relacionado aos gostos da pessoa, sendo atualizado regularmente conforme o que ela mais tem acessado ou de acordo com as novidades referentes ao temos que procura.

A abordagem desse recurso não segue os padrões usados no buscador em que é necessário digitar um termo ou palavra-chave para que o Google possa trazer seus resultados. O objetivo do Discover é melhorar a experiência do usuário, apresentando mais conteúdos e antecipando a intenção de busca no site.

Desse modo, o Google Discover traz conteúdos relevantes e uma nova possibilidade de descoberta pelo buscador.

Como usar o Google Discover

Os conteúdos do Discover estão disponíveis apenas na função mobile, e você pode acessá-las de três formas:

  • Através do App do Google (Android e iOS);
  • Pelo navegador mobile, acessando google.com.br;
  • Em alguns dispositivos, deslizando para a direita na tela inicial.

A aba do Discover fica localizada no menu inferior da tela do seu celular, representado por um símbolo de um asterisco. Ao clicar neste asterisco é possível visualizar o feed de conteúdos, exibidos em forma de cartões, com imagem e título.

Google Discover

O feed apresenta publicações atuais que geralmente foram postadas em algumas horas ou poucos dias atrás. No entanto, há a possibilidade de exibição de conteúdos antigos, caso o Google considere que são relevantes para o usuário.

No feed do Discover é possível encontrar vídeos, previsão do tempo, preços de ações, agenda de atrações culturais, lançamentos de filmes e muito mais. O formato dependerá do tipo de conteúdo.

E como o Google sabe o que você quer acessar? Estamos falamos do Google, aquele que sabe tudo! O buscador consegue identificar todas as pesquisas que os usuários fazem na internet, ele entende que elas representam os principais assuntos presentes no dia a dia da pessoa.

Além disso, se o usuário permitir o Google pode descobrir mais sobre os seus gostos através de suas interações na web para personalizar o feed. Como ele faz isso? Usando, por exemplo:

  • Suas buscas no Google, histórico do Chrome, atividades em sites, apps e dispositivos que utilizam os serviços do Google, gravações de áudio e voz, dados de contatos dos dispositivos.
  • Locais em que você já esteve ou a localização da casa e trabalho.

Contudo, para ter mais sucesso na exibição do feed o Google também conta com a colaboração do usuário. Assim, a pessoa pode inserir seus desejos de conteúdos, como informar se quer receber mais ou menos publicações como aquela ou se é útil naquele momento, além de indicar quais temas interessam a você.banner-desk-inbound-mkt-02-id

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Como criar e otimizar seus conteúdos para o Google Discover

Quando se fala em otimização é preciso entender que mais do que apenas construir conteúdos que seguem os critérios do Google para obter posicionamento, é necessário pensar no usuário. Ele é o foco, por isso concentre-se nisso!

Seu conteúdo é relevante para o público? Este deve ser o objetivo das suas publicações, pois é o que fará a sua página ganhar mais destaque com o Discover. O recurso prioriza conteúdos de qualidade que se preocupam em gerar a melhor experiência para o usuário.

Então, anota aí. O segredo para ter mais tráfego usando o Discover é ter conteúdos de qualidade, alinhados ao interesse do público. Neste sentido a publicação deve conter:

Imagens com excelente resolução

O próprio Google faz essa recomendação. Tanto que na página de suporte do Google Discover, tem apenas duas sugestões para obter melhor desempenho com a ferramenta: desenvolver conteúdos relevantes e usar imagens de alta resolução.

Isso porque o feed do Discover é apresentado com a imagem que pode ficar em destaque ou miniatura, composta pela descrição do conteúdo. Imagens grandes podem aumentar em até 5% na taxa de cliques, gerando maior satisfação do usuário.

Para inserir imagens grandes, é preciso que ela tenha pelo menos 1200px de largura e dar ao Google o direito de exibir sua imagem aos usuários (use o formato AMP ou preencha este formulário).

Otimize suas páginas para mobile

Por ser um recurso que contempla apenas os dispositivos móveis torna-se extremamente necessário que suas páginas estejam otimizadas para o mobile. Se a sua página for recomendada e ela não estiver adaptada para a tela do celular certamente poderá gerar grande insatisfação aos usuários, podendo até impactar na análise do Google na hora de buscar publicações relevantes.

Por isso, tenha um site responsivo ou em AMP. As páginas AMP ganham prioridade, pois oferecem tudo o que o Google considera ser essencial para garantir uma boa experiência, já que carregam mais rápido e são otimizadas. No feed elas aparecem como um símbolo de raio.

Respeite as políticas de conteúdo do Google Notícias

Ao seguir as diretrizes recomendadas nas políticas para notícias o Google vai entender que os seu conteúdos são confiáveis. Não há a necessidade de inserção de tags e dados estruturados.
Basta apenas seguir os critérios do buscador produzindo conteúdos autênticos, informando os autores das publicações, informar os dados de contato, não praticar spam, ter os direitos autorais e não incentivar violência, ódio, bullying, danos à saúde ou atividades ilegais.

Intercale seus conteúdos com assuntos assuntos atuais e evergreen

Segundo pesquisa do Search Engine Journal, 46% dos conteúdos do Discover são notícias, sendo que 99% delas ganham os cliques dos usuários, o que ajuda muito no tráfego dos portais de notícias.

Porém, mesmo que o Google dê prioridade às publicações recentes, os artigos antigos também pode ganhar notoriedade, se for considerado relevante. Para isso mescle temas atuais com os evergreen (assuntos que não envelhecem, atemporais).

Fale sobre as novidades do seu setor de atuação, curiosidades do mercado, artigos que falem do seu serviço e sempre procure manter a frequência que já existe nas publicações novas do seu blog.

Produza temas que interessam ao seu público

Como já falamos, os temas do seu conteúdo deve ser focado no que o seu público gosta e se interessa. Sendo assim, descubra quem é a sua persona e o que ela procura ver. Invista em assuntos abrangentes, tais como: hobbies, esportes, entretenimento, negócios e marcas.

O ideal é fazer uma ampla pesquisa para compreender de fato o que seu público mais tem buscado através de termos e palavras-chave, e com esses dados construir os temas. A ideia é fazer com que o seu site seja uma referência neste determinado assunto.

Comece a publicar vídeos no Youtube

Muitos dos conteúdos indicados pelo Discover são vídeos, portanto, se você deseja usar este recurso é hora de começar a criar vídeos no Youtube. Eles têm destaque e conseguem atrair mais cliques, já que os usuários dão preferência a este formato de conteúdo.

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Embora o Discover seja uma ótima oportunidade para alavancar o tráfego do seu site, o SEO ainda é uma das técnicas de otimização mais usada e a que garante excelentes retornos. Então, que tal investir nessa estratégia para fortalecer as suas ações de marketing?

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