Como prosperar na crise? Descubra o segredo dos negócios que cresceram na pandemia!

Natacha Tressino - 4 de junho de 2021

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Com o isolamento social e o fechamento do comércio, muitas empresas deixaram de operar do dia para a noite. Com o passar dos meses e a implementação de novas medidas restritivas, o cenário econômico no país entrou em colapso. Contudo, mesmo em meio ao caos, vemos negócios em expansão. Qual é o segredo? Como prosperar na crise?  

Liderança, inovação e flexibilidade são alguns conceitos-chave para o sucesso. Em tempos de pandemia eles ganham mais notoriedade em processos de gestão e planejamento estratégico. As mudanças de comportamento e formas de consumo são outros aspectos que merecem a atenção de empresários e empreendedores. 

O artigo de hoje se dedica a apresentar os métodos adotados por negócios que deram a volta por cima e se mantiveram competitivos no mercado. Quanto aos segmentos mais afetados pela crise, é possível gerar novas oportunidades de negócio e se destacar? Através da internet, sim. — Também vamos falar sobre isso… então, boa leitura! 

 

Toda dificuldade motiva uma oportunidade para prosperar na crise!

Um estudo realizado pelo Sebrae em 2020, revelou que 40% das pequenas empresas tiveram que se reinventar desde o início da pandemia, em março do mesmo ano. Com isso, cerca de 11% conseguiram fechar o ano com um faturamento ainda maior que o registrado em 2019. 

Há quem veja esse cenário de crise com olhos otimistas. Pelo menos 27% dos empresários afirmam que o cenário foi o grande propulsor de melhorias valiosas para o negócio como um todo. Eis o primeiro segredo: ACOMPANHAR A MOVIMENTAÇÃO DO MERCADO E SUAS NOVIDADES.

Se as pessoas estão impedidas de treinar em academias, o que tal levar a academia até elas? Através de aplicativos e plataformas digitais, inúmeros brasileiros passaram a se exercitar em casa, praticar yoga e até dançar. O mesmo aconteceu com o ensino, que passou de 100% presencial para 100% online em questão de meses. E o que dizer do serviço de delivery?

Sem dúvida esse foi um dos grandes fenômenos da modernidade. Passou de tímido para essencial, sendo utilizado na entrega dos mais variados tipos de produtos. Inclusive, com a implementação de tal sistema, muitos restaurantes, pizzarias e fast foods mantiveram as portas abertas e puderam vislumbrar um novo modelo de negócio. 

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Já considerou investir em marketing digital?

Desde o surgimento da internet, sua missão foi a de encurtar distâncias. Hoje mais do nunca, todos tivemos a oportunidade de vivenciar o poder da globalização através da conexão em rede. Com isso, vamos ao segundo segredo: INVESTIR EM MARKETING DIGITAL E PRESENÇA ONLINE. 

Com o fechamento do comércio, as pessoas passaram a consumir pela internet. Plataformas de streaming, shows em live, telemedicina, eventos online e o ensino a distância são alguns modelos de negócios que surgiram na pandemia do coronavírus, e que usam o ambiente online como principal meio de consumo. 

As pessoas passaram a procurar sua marca favorita no Google e redes sociais, na esperança de continuar comprando os produtos e serviços que tanto adoram. Sendo assim, empresas com presença online e que investem em marketing digital conseguiram manter-se em meio às dificuldades, e ainda aumentar seus faturamento.

 

Flexibilidade, planejamento, saúde e bem-estar

Home office e horários flexíveis de trabalho são alternativas de sucesso para muitas empresas. Além de economizar com aluguel, água e luz, os funcionários ganham em qualidade de vida, visto que evitam o transporte público e dispõem de mais tempo para descansar e aproveitar a família. Com isso, a produtividade e qualidade do trabalho também aumentam. 

Empresas que investem em planejamento e gerenciamento de crise estão mais propensas a obter sucesso em situações desfavoráveis, porque tomam atitudes com calma e organização. 

Outro fator identificado em negócios que crescem com a crise é a preocupação com a saúde emocional e bem-estar de seus colaboradores e clientes. Afinal, muitas pessoas estão vivendo o desemprego e a ausência de familiares e amigos, vítimas do Covid-19. É o momento para agir com empatia, falar sobre ansiedade, depressão e outros transtornos socioemocionais. 

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Setores mais atingidos pela crise

O mercado de turismo, atividades artísticas e de espetáculos, o transporte aéreo e ferroviário de passageiros, redes de hotéis e alojamentos, empresas no ramo de eventos, e locação de móveis e artigos para festas foram os setores mais atingidos pela crise mundial do coronavírus. 

Com a flexibilização do comércio, é hora de adotar estratégias e voltar a crescer. Mas, o que fazer para retomar as atividades e ser competitivo no mercado? Agora, deixo com você o último segredo: EXPLORE TODO O POTENCIAL DA INTERNET A FAVOR DO SEU NEGÓCIO E INVISTA EM AÇÕES DE VENDA! 

O público está mais conectado com a facilidade de compra e consumo online. Apesar da carência gerada pela falta de contato presencial e experiências reais, muitos hábitos vão persistir após essa crise, como é o caso da compra de alimentos e bebidas online, consumo de marmitas congeladas e consultas médicas à distância. 

 

Como prosperar na crise do coronavírus?

A sua empresa já tem um site profissional? O princípio da presença online é permitir que o seu negócio seja encontrado na internet. Para tanto, é essencial ter seus produtos e serviços no ambiente online, seja através de uma loja virtual, website ou perfis nas redes sociais.

Invista em ações online de divulgação da sua marca, produtos e serviços. Para competir com outras empresas, que tal criar uma página de venda personalizada? Estrategicamente desenvolvidas para gerar conversão, as landing pages expõem seus produtos ou serviços, ressaltando seus benefícios.

Quer liderar o ranking de buscas online? Através da implementação de estratégias de SEO (Search Engine Optimization), é possível ocupar a primeira página do Google de forma orgânica. Contudo, caso esteja buscando resultados a curto prazo, anunciar no Google é uma alternativa rápida e efetiva. 

 

Muitas são as formas de conectar a sua marca com o público, e todas elas usam de marketing digital! Para a sua empresa prosperar na crise e, ainda, manter-se competitivo no mercado com a estabilização da economia, entre em contato e fale com um de nossos consultores. Ligue para (11) 4750-1236 e dê o primeiro passo para impulsionar o seu negócio. 

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