Você sabe quanto custa para ter um site? Confira nosso guia para descobrir quais são os preços médios para criação de sites e quais os tipos mais adequados para empresas que desejam economizar.
Como calcular o preço de um site
Estimar o custo do desenvolvimento de um site profissional pode ser complicado. Dito isto, há muitos fatores que afetam o preço final, como a quantidade de páginas, recursos, tecnologia e design. Sem definir esses aspectos, é impossível precisar a construção de um site.
Por exemplo, a etapa de planejamento pode variar de 10 a 100 horas, dependendo do tamanho do projeto. Essa estimativa pode não ser muito precisa, mas pelo menos fornecerá um preço aproximado. Então, para calcular quanto custa fazer um site, siga com a leitura e descubra.
O custo médio de construção de um site profissional
Há vários fatores que influenciam na definição do preço para desenvolver um site, abaixo vamos explicar cada um em detalhes. Mas, em suma, o valor final para sites personalizados pode variar de R$1.500 a R$5.000, ou mais.
Design de UI/UX
Ferramentas disponíveis: Sketch, InVision, Zepplin, Adobe Creative Cloud
A maioria dos usuários tem atenção visual. Um bom design chama a atenção e leva para ação. Já um design ruim faz o visitante sair do site e nunca mais voltar.
Em outras palavras, os serviços de design de UI/UX são tão importantes quanto a engenharia. Isso significa que as taxas de design são um dos pontos-chave para definir o custo de construção de um site.
Existem três etapas principais que definem o custo do design de site personalizado:
- Pesquisa: definição de público-alvo, a partir da análise de suas preferências e dos concorrentes.
- Wireframes: estrutura inicial para apresentar o posicionamento esquemático dos elementos do site.
- Protótipo: projete a interface do usuário final para mostrar como o site ficará no dispositivo.
Novamente, o tempo e o custo de criar um design de UI/UX dependem de seus requisitos. Estes são o número de páginas, a complexidade da animação, etc.
Desenvolvimento front-end de sites profissionais
Algumas tecnologias que podem ser utilizadas: HTML, CSS, Bootstrap, JavaScript, TypeScript, SASS, LESS, Angular, React.
Imagine uma página de cadastro com três campos padrão: nome, login e senha. Você pode ver a sombra que eles projetam, a forma do campo de entrada e um botão. Clique nele e veja o que acontece.
Esse é o front-end. É basicamente tudo o que seus visitantes podem ver e interagir em seu site. Geralmente começa quando o design de UI/UX está pronto. Então, o que você viu anteriormente no protótipo, o desenvolvedor se transforma em um produto funcional que roda em qualquer navegador.
Profissionais de front-end estão envolvidos no projeto a partir desta etapa e continuam trabalhando até o lançamento.
Os principais fatores que afetam o custo de construção de um site nesta fase são:
- Capacidade de resposta ou adaptabilidade do site.
- A complexidade da animação (sim, mais uma vez).
Os custos de desenvolvimento de front-end podem variar bastante
Sites Institucionais:
- Pequeno porte: R$ 500 a R$3.000
- Médio porte: R$ 3.500 a R$10.000
- Grande Porte: R$ 10.500 a 60.000
Lojas Virtuais ( E-commerce):
- Variações entre: R$2.000 a R$100.000
Blog:
- Variações entre: R$ 500 a R$ 10.000
Desenvolvimento de back-end de sites profissionais
Algumas tecnologias que podem ser usadas: Node.js, Express.js, Nest.js, .NET
Vamos voltar ao exemplo do registro. Não há volta e nada acontece depois de clicar no botão vermelho de inscrição. O backend é o que faz a transferência de dados de entrada para o servidor e registra você como um novo usuário.
Se algo der errado, ele retornará uma mensagem de erro de que você já está registrado ou algo assim. Em outras palavras, a página em si é apenas um monte de código que o navegador analisa. Ele não consegue atingir seu objetivo final: registrar usuários.
O back-end é o coração de cada site e, portanto, alimenta todos os seus recursos. Dito isso, o desenvolvimento de back-end é responsável por uma parcela significativa do custo de criação de sites.
Os principais fatores que afetam o tempo total de desenvolvimento e o custo médio do site são:
- Integração com serviços de terceiros.
- Processamento de dados fora do padrão (por exemplo, áudio).
- Consultas complexas.
Transforme seu painel de administração em um site profissional
Um sistema de gerenciamento de conteúdo (também conhecido como painel de administração) é uma solução que permite criar, gerenciar e editar o conteúdo do site. Portanto, se você quiser alterar uma palavra em um parágrafo em algum lugar do seu site, não precisará pedir ao desenvolvedor para fazer isso.
Existem vários mecanismos CMS prontos, como Shopify, WordPress, Drupal, etc. Eles são projetados para reduzir o tempo de desenvolvimento e reduzir o custo de construção de um site.
Mas, como acontece com qualquer solução pronta para uso, sua funcionalidade e segurança podem ser limitadas. O último ocorre porque o malware geralmente é escrito em sistemas populares em vez de sistemas personalizados.
Custo final de desenvolvimento para todas as etapas
Resuma o tempo e o custo de desenvolvimento de cada etapa descrita e você obterá um preço aproximado de desenvolvimento do site.
Custo para criação de sites profissionais por tipo
Os sites são criados por diversos motivos: desde a hospedagem de blogs e portfólios pessoais até a manutenção de soluções corporativas complexas. Portanto, o tempo de desenvolvimento depende da complexidade que afeta o custo do desenvolvimento web.
O custo de criar um site para uma empresa
Como regra geral, este tipo de site é informativo. Ele pode se concentrar em branding, aumentar a fidelidade do cliente e muito mais. Novamente, o custo de fazer um site assim depende de sua complexidade.
Em nossa experiência, os clientes que desejam entender o custo do desenvolvimento de sites comerciais geralmente solicitam as seguintes páginas:
- Sobre a empresa
- Serviços
- Contato
- Página de blog/notícias
- Depoimentos de clientes
Cada projeto web é único e pode ter estruturas diferentes. Estas páginas são uma espécie de base para este tipo de site.
Portanto, o custo para criação de sites para empresas pequenas geralmente é formado de acordo com o número de páginas.
Mas também depende de quais recursos você deseja preencher. Outros recursos frequentemente solicitados de sites comerciais incluem:
- Certificado SSL
- Formulário de contrato de volta
- Integração de bate-papo ao vivo
- Pesquisa no local
- Design pronto para celular
- Painel de administração
O custo de um site de negócios para empresas de médio porte complica ainda mais as coisas. É até difícil estimar o custo para construção de um site para eles, por conta de requisitos específicos de segurança, além de recursos e páginas difíceis de destacar.
Taxas do site E-commerce
O E-commerce é uma indústria mais complexa. Portanto, é difícil definir o custo médio de desenvolvimento de um site nesta área. Pode haver centenas de milhares de páginas (a Amazon tem milhões) e recursos avançados.
Vejamos primeiro algumas páginas solicitadas com frequência:
- Página Principal
- Carrinho de compras
- Blog
- Favoritos
- Verificar check-out
- Páginas das categorias
- Páginas dos produtos
Características:
- Integração com sistemas de pagamento
- Notificações push personalizadas
- Produtos vistos recentemente
- Deixe um comentário e avalie o produto
- Busca
- Painel administrativo
Recursos e páginas podem variar de acordo com o projeto e preço final.
Grandes sites de E-commerce devem ser cuidadosamente projetados para sustentar altas cargas para obter uma boa classificação nos mecanismos de pesquisa. Essas e muitas outras características fazem do e-commerce uma área que exige muito investimento. Portanto, afeta o custo médio de personalização de um site.
Quanto à tecnologia, ela também pode variar de projeto para projeto, ou seja, dependendo de sua complexidade e objetivos. Portanto, a melhor forma de defini-lo é consultar um especialista.
Custo da página Landing Page
Em termos de desenvolvimento web, existem duas definições de páginas de destino:
- É um site de uma página projetado para promover ou vender algo.
- É uma única página em um site de várias páginas existente que promove ou vende algo.
Normalmente, essas páginas não estão sobrecarregadas com conteúdo. É preciso manter o foco do usuário e, além disso, algumas ações são necessárias: desde a compra de algo até o download de um arquivo. Eles geralmente são criados para promover um aplicativo.
Embora essa página possa ser longa, o custo médio de construção de um site desse tipo é menor em comparação com várias páginas. O tempo pode variar de acordo com a complexidade da animação, que é o mesmo que o custo de criação de site.
Custos adicionais de criação de sites
Você definitivamente terá algumas taxas adicionais do site, tais como:
Nome do domínio
Um nome de domínio de site é um endereço exclusivo.
Dessa forma, você pode vê-lo na barra de endereços do seu navegador. Para acessar um site específico, cada site tem seu próprio endereço, chamado de nome de domínio. Você pode registrá-lo em vários sites que oferecem este serviço.
Portanto, um nome de domínio definitivamente deve ser incluído no custo de um site.
Vários registradores de nomes de domínio testados e comprovados:
- Godaddy
- HostGator
- Kinghost
Hospedagem
Simplificando, a hospedagem é um serviço que torna seu site acessível na internet. Além disso, o provedor de hospedagem pode afetar o tempo de carregamento do seu site. Portanto, não se esqueça de incluir os custos de hospedagem no custo mensal do seu site.
Vários provedores de hospedagem confiáveis:
- Kinghost
- Weblink
- Webnod
- Godaddy
Manutenção
Como em qualquer mecanismo, o código deve ser mantido. A manutenção do site inclui garantir que tudo esteja em ordem, mas os usuários não encontram problemas e bugs.
Preço: o custo médio de manutenção de um site pode variar de R$500 a R$2.000 por mês, ou até mais.
Custos de marketing
Se ninguém souber sobre o seu produto – então ele não existe. É por isso que acho uma boa ideia incluir despesas de marketing além dos custos de desenvolvimento de sites profissionais.
Publicidade por clique (PPC)
A publicidade paga por clique é uma maneira de apresentar seus produtos ao público e converter visitantes em compradores. A Rede do Google é a rede de publicidade mais popular e poderosa.
A empresa utiliza uma ferramenta rica em recursos e muito flexível para gerenciar suas campanhas: o Google Ads. É perfeito para profissionais de PCP e para aqueles que desejam definir e gerenciar atividades adicionais. Uma desvantagem significativa da publicidade paga por clique é que o preço depende do seu setor. Como resultado, muitas empresas gastam centenas de milhares de dólares para obter resultados mensuráveis.
Otimização para mecanismos de busca (SEO)
SEO é otimizar seu site para mecanismos de busca como o Google. Assim, com a ajuda do SEO, seus clientes poderão encontrar seu site usando palavras-chave relevantes como: “comprar um carro”, “alugar um apartamento”, “melhores restaurantes”. Quanto maior for o seu site, melhor será a otimização do seu site.
CopyWriting
Quanto mais páginas seu site tiver, mais conteúdo ele deve ter. Você deve ter visto muitas postagens de blog, além de textos envolventes nos sites da empresa.
Os redatores profissionais precisam criar ótimos artigos e otimizá-los com palavras-chave relevantes para o seu negócio.
Marketing de Mídias Sociais (SMM)
O marketing de mídia social se concentra na promoção nas mídias sociais. Dito isto, é uma ótima abordagem para pequenas empresas e negócios.
Quanto custa a criação de sites profissionais?
Então, quanto custa criar um site profissional? Os preços podem variar de 1.500 reais a 10.000 reais ou mais. Um orçamento preciso só pode ser estimado quando todos os requisitos estiverem claros e empresas diferentes podem usar diferentes metodologias para precificar um site.
A Agência Colors é uma empresa de sites que se destaca ao enviar a cotação do site de forma rápida e transparente contando com boas avaliações e portfolio, é notável a necessidade de um apelo visual chamativo e layout moderno para seu site e blog e eles podem ajudar. O foco da Agência Colors é oferecer soluções eficazes para empresas de todo o mundo, ou seja, aumentar sua visibilidade na Internet. A agência desenvolve estratégias de SEO para grandes, médias e pequenas empresas multinacionais, assim como posicionamento de marca, todos os projetos são importantes para nós.