FAQ Inbound Marketing: as 5 respostas que vão te contar tudo sobre essa técnica

Luana Flor - 30 de junho de 2022

FAQ de Inbound Marketing: entenda tudo sobre o assunto

FAQ de Inbound Marketing: entenda tudo sobre o assunto

O Inbound Marketing é um conjunto de técnicas dentro do marketing digital, que tem como principal objetivo conquistar e criar relacionamento com seus potenciais clientes.

Diferente do marketing tradicional, esse tipo de estratégia oferece experiências diferentes e conteúdos de relevância para os usuários, e assim consegue maior atração e segmentação de seu público.

Apesar de o Inbound Marketing ser conhecido amplamente, ainda há muito o que falar sobre esse assunto, por isso preparamos uma FAQ!

Conheça abaixo 5 questões respondidas para entender tudo sobre o Inbound Marketing:

1 – Quais as principais características de Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é também conhecido como “marketing de atração”, ou seja, todas as técnicas utilizadas nesse método trazem o cliente até o seu negócio.

A partir dessa atração inicial é criado um relacionamento com o usuário, através da criação de conteúdos que interessem para ele.

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Esses conteúdos e informações estarão bem desenhados para condução do usuário dentro de todas as etapas do funil de marketing, até realizar a compra.

Com isso, os objetivos fundamentais do Inbound Marketing podem ser atingidos da seguinte forma:

  • atrair potenciais clientes;
  • nutrir esses usuários com informações importantes;
  • criar relacionamento a médio e longo prazo.

Assim, o negócio obtém uma rede de clientes qualificados, além de ganhar autoridade de marca e tornar-se referência em seu nicho.

2 – Quais são as etapas do inbound marketing?

O Inbound Marketing possui cinco etapas que são colocadas em uma ordem lógica para conduzir o usuário que visita o seu site até a finalização de uma compra.

Conheça:

1 – Atrair

A atração é a primeira etapa do Inbound Marketing, e visa trazer mais tráfego para o site e/ou página específica do negócio na web.

Aqui, o principal interesse é aumentar o número de visitantes, por isso, o ideal é que os conteúdos sejam mais genéricos e possam contemplar o máximo de pessoas possível para aquela página.

2 – Converter

Na conversão, o usuário já conhece a marca e o conteúdo da empresa, e está prestes a dar mais um passo: fornecer alguns de seus dados em troca de conteúdos mais exclusivos.

Nessa etapa, o Inbound Marketing trabalha para que o lead sinta-se à vontade em partilhar algumas informações pessoais e receber materiais mais aprofundados sobre o que ele busca.

Essa conversão não significa compra! Pode ser outras coisas clicáveis, como calls-to-actions e preenchimento de formulários.

3 – Relacionar-se

A etapa de relacionamento auxilia na nutrição do lead, ou seja, o alimenta mais de informações interessantes.

Agora com os dados desses usuários em mãos, a marca consegue criar um relacionamento e entender melhor os anseios desse público, para então enviar conteúdos de forma nichada.

Essa é uma etapa muito importante para o Inbound Marketing, pois é quando a empresa começa a realmente criar vínculos com aquele usuário, enviando e-mails e disponibilizando cada vez mais informações.

4 – Vender

Depois de nutrir e relacionar-se, o momento da venda finalmente chega no método de Inbound Marketing.

Esse é o momento de fazer negócios, e depois de algumas etapas, também precisa de atenção para garantir que a compra seja efetuada sem nenhum empecilho.

Independente do canal de vendas, seja por equipe de atendimento ou e-commerce, nesta etapa o usuário deve estar totalmente à vontade e com a decisão de compra tomada.

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Caso seja necessário, é importante acompanhar e prestar consultoria para que a venda seja bem-sucedida.

5 – Analisar

Uma das maiores vantagens em aplicar as técnicas de Inbound Marketing está na facilidade de analisar os seus dados.

Como as etapas do funil de marketing estão completamente alinhadas às estratégias e distribuição de conteúdo, a fase de análise é facilitada por rastreadores de acessos e ações.

Aqui, vale o levantamento de dados e sugestão de melhorias, para garantir que o usuário consiga percorrer todas as etapas do funil de marketing sem problemas.

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É possível citar ainda a etapa de “pós-vendas” como parte importante do relacionamento junto ao cliente, para garantir que ele se torne fã e indique a empresa para outras pessoas.

3 – Qual a diferença entre inbound marketing e outbound marketing?

A principal diferença entre o Inbound Marketing e o Outbound Marketing está na forma como o público é tratado, mas existem ainda outras questões.

Veja:

FAQ de Inbound Marketing: entenda tudo sobre o assunto

4 – Qual é a importância de investir em Inbound Marketing?

Existem vantagens em investir em Inbound Marketing, as principais são:

  • Aumenta a quantidade de acessos em páginas (sites/blogs);
  • Diminui o custo com prospecção ativa de clientes;
  • Segmenta o público que chega até a área de vendas;
  • Obtém autoridade de marca através dos conteúdos relevantes.

Assim como citado em outro tópico, a partir dessa autoridade gerada, a marca conquista uma legião de fãs, que ajudará no boca a boca e poderá aumentar exponencialmente seus negócios.

5 – Quais os principais canais em que o Inbound Marketing atua?

Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas dentro do Inbound Marketing, mas abaixo listamos os tipos de conteúdo e a ferramenta indicada para cada etapa no funil de marketing. 

Veja:

FAQ de Inbound Marketing: entenda tudo sobre o assunto

É por isso que, ao optar pela aplicação de técnicas de Inbound Marketing, a marca precisa envolver-se com as mais diferentes frentes de comunicação com seu público-alvo.

Assim, atuando em multicanais, a probabilidade de encontrar clientes potenciais e criar relacionamentos torna-se cada vez maior.

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