O growth marketing é uma técnica de marketing que visa o crescimento exponencial de um negócio, com boas práticas sendo executadas constantemente.
Esse processo exige mudanças contínuas em busca de crescimento principalmente no setor de marketing, mas ao longo do tempo foi incluído também em outras áreas da empresa.
O marketing é um setor que exige atualização, mas as alterações são realizadas de forma gradual. Com o growth marketing, esses ajustes nunca param de acontecer.
Quer entender melhor sobre o growth marketing e como aplicar essa metodologia em seu negócio? Continue lendo o artigo.
O que é o growth marketing e como ele funciona?
A tradução para growth marketing é “marketing de crescimento”, ou seja, o principal objetivo desse tipo de processo é gerar um desenvolvimento elevado.
Além disso, estando dentro do planejamento de marketing digital, o growth marketing tem alguns pilares:
- Gerar relacionamento com os clientes a longo prazo e romper o ciclo comum de busca por cliques e likes.
- Transformar clientes em fãs e promotores de vendas, ao dar atenção ao pós-vendas.
- Incentivar a chegada de novos clientes de forma contínua ao seu negócio.
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5 passos importantes dentro do growth marketing
Para iniciar ações de growth marketing, é importante estabelecer metas e analisar o alcance destas, para definir melhorias.
Em geral, o growth marketing possui 5 passos importantes:
1 – Aquisição
A primeira etapa é a busca por clientes novos. Para isso, valem as técnicas de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, que visam principalmente a atração de tráfego para seu negócio.
2 – Ativação
Para garantir que o usuário que chegou até o seu negócio continue percorrendo o funil de vendas, é preciso continuar fornecendo informações relevantes e ativando um desejo no mesmo.
3 – Retenção
Para conseguir reter um cliente, é preciso demonstrar os diferenciais do negócio e também utilizar os gatilhos de associação. Se um cliente se identifica com a marca, com certeza ficará “retido” com ela.
4 – Encaminhamento
Mais do que clientes, o growth marketing busca gerar promotores de vendas num processo muito natural, e por isso a etapa de encaminhamento é importante. O boca a boca ainda é uma das melhores técnicas de marketing.
5 – Receita
Por fim e o mais importante: todas as ações dentro do growth marketing têm como propósito gerar cada vez mais receita, porque os resultados são os responsáveis pelo crescimento exponencial de um negócio.
Por que fazer growth marketing?
As vantagens de praticar o growth marketing em seu negócio são:
- Aumento do tráfego para o site;
- Aceleração do processo de funil por sua aplicação mais ativa;
- Valor de ticket médio maior através do relacionamento com clientes;
- Controle e análise dos dados com frequência.
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Como aplicar growth marketing para redes sociais?
Como o growth marketing está diretamente interligado com criar relacionamento, as redes sociais são de extrema importância.
Para escolher e aplicar técnicas de growth em redes sociais, é preciso conhecer seu público-alvo e saber em quais mídias ele se encontra.
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Nesse artigo falamos sobre o conceito de growth marketing, quais são os passos para aplicá-lo, entre outros pontos importantes envolvendo este assunto.
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