Dia dos Namorados – Como fazer seus produtos e serviços atingirem os apaixonados?

Natacha Tressino - 30 de maio de 2019

 

Dia dos Namorados - Como fazer seus produtos e serviços atingirem os apaixonados?

Dia dos Namorados – Como fazer seus produtos e serviços atingirem os apaixonados?

O Dia dos Namorados é a terceira data que mais movimenta o comércio brasileiro, perdendo apenas para o Natal e Dia das Mães. Isso porque tanto os namorados quanto os casados há mais tempo comemoram o dia e gostam de presentear a pessoa amada, segundo pesquisa com o consumidor realizada pelo Google Survey.

Para entender como funciona essa busca pelo presente ideal apresentaremos alguns dados relevantes e suas conclusões para mergulharmos mais fundo neste estudo. Antes de pensar no formato da sua campanha e como montar a vitrine da sua loja para esta data tão especial, dá uma conferida neste artigo.

 

Conhecendo os apaixonados do Brasil

Uma pesquisa realizada com 400 brasileiros conectados, apontou que a cada dez pessoas, seis estão em algum tipo de relacionamento. Cerca de 87% se intitula casado ou namorando. Um dado que chamou a atenção foi que dos namorados, 76% estão em um relacionamento a menos de 3 meses, diferente dos casados, que celebram sua união há cerca de cinco anos (pelos menos 69% deles).

Mas onde esses casais de internautas se conheceram? Pode soar um pouco estranho, mas a forma varia por grupo. A grande maioria dos casados se encontraram graças aos amigos ou em eventos sociais (49%), enquanto que para os namorados o encontro surgiu no ambiente escolar (29%).

 

Dia dos Namorados, a procura pelo presente ideal

Mais da metade dos entrevistados tem a intenção de presentear a pessoa amada. No geral, eles buscam o presente ideal em lojas físicas, de shopping, no Google e em lojas virtuais. Os namorados são os mais empenhados na busca, começam cerca de 1 mês antes, já o grupo dos casados é misto. Há aqueles que pesquisam com antecedência e quem deixa para última hora.

Contudo, flores e chocolates (33%) serão a aposta da maioria dos namorados, com um ticket médio de R$ 374. Já quem está junto a mais tempo, conhece os gostos da pessoa amada e quer impressionar, prefere dar roupas, calçados e acessórios de moda (27%), gastando em média R$ 424.

 

O que fazer para chamar a atenção do seu público

O mercado online pode se beneficiar e muito do Dia dos Namorados. Grande parte do público fica de olho nas lojas virtuais e aplicativos de compra com o intuito de encontrar o melhor presente para o seu parceiro (a). Quem é casado preza pela boa experiência, já os namorados estão em busca de preço, promoção e conteúdo diferenciado nos apps.

Conveniência é o grande segredo para quem quer fisgar o consumidor no Dia dos Namorados. Frete grátis e prazo de entrega ágil são diferenciais para os casados que deixam para última hora a escolha do presente e local de compra. Já para os namorados, ofereça troca e parcelamento facilitados.

Por último, o consumidor quer ver mais diversidade nas campanhas. Quase 64% dos entrevistados não se sentem representados. Para conquistar esse público, aposte em casais de diferentes perfis e etnias. Crie diálogos segmentados e explore seu mercado de atuação de uma forma única e abrangente. Faça isso e aumente suas chances de vender mais nesse Dia dos Namorados. ??

Fontes (2)

1, 2 e 3 Google Survey, 400 respondentes. Confira a pesquisa na íntegra aqui.

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