Em 2020, os usuários do Instagram contaram com diversas atualizações e funcionalidades que tornaram o app ainda mais interessante e atrativo, um dos motivos pelo qual é um dos mais acessados no mundo todo. E para 2021 não seria diferente, a expectativa é que sejam lançadas 6 novas funções do Instagram, entre elas: o uso de palavras-chave para as buscas e a possibilidade de pagamentos via Instagram Shop, disponível em outros países.
Mas, o Instagram gosta de surpreender e não brinca quando o assunto é aprimorar seus serviços, por isso, além dessas mudanças há também a espera pela chegada do recurso do calendário de planejamento de conteúdo, além do compartilhamento de tuítes na rede e muitos outros que você vai descobrir ao longo deste texto. Quer ficar por dentro dessas novidades? Confira a seguir:
Novas funções do Instagram aguardadas para 2021
Com uma presença expressiva de internautas na rede social, o Instagram, é hoje umas das plataformas mais utilizadas para se fazer negócio. Segundo a pesquisa do Instituto Qualibest, cerca de 80% dos usuários seguem perfis de empresas e cerca de 60% deles descobrem novos produtos através da plataforma.
É devido a esses números que o Instagram está sempre trazendo ferramentas exclusivas e recursos que visam ajudar as marcas a se conectarem com os clientes, além claro de proporcionar um aplicativo no qual os usuários possam desejar estar cada vez mais online. Então, vamos agora conhecer as novas funções do Instagram em 2021:
Pesquisa por palavra-chave
As pesquisas no Instagram serão mais rápidas e fáceis, já que a plataforma anunciou em novembro de 2020 que a rede social vai inserir na aba Explorar a possibilidade de buscas por palavras-chave. Atualmente as pesquisas são realizadas por hashtags, localização ou nome do perfil do usuário.
O resultado exibido nas buscas será feito a partir dos tipos de conteúdos que o app entende serem relevantes para a conta. Além disso, o usuário ainda terá acesso a uma barra de pesquisas na qual poderá encontrar posts diversificados e sem marcações. E, quando a novidade chega por aqui? Está em fase de testes e deve ser lançado no decorrer do ano de 2021 para os internautas brasileiros.
Pagamento através do Instagram Shop
Muitas marcas investem nas vendas pelo Instagram, sendo a grande aposta de lucratividade de muitos negócios. Por essa razão, o aplicativo vem ampliando suas ferramentas da aba Shop para que as compras pela plataforma sejam facilitadas, ajudando as empresas a venderem seus produtos.
Seja por vídeos do IGTV e publicações, hoje, o usuário que se interessa por um determinado produto é automaticamente direcionado para o carrinho de compras do e-commerce, finalizando o pedido no site. Porém, o Instagram Shop traz a disponibilidade de pagamento direto via app, um recurso que já é encontrado em alguns países e que deve chegar em breve ao Brasil.
Calendário de planejamento de conteúdo
Outra grande novidade aguardada é o calendário de planejamento de conteúdo, uma ferramenta que vai otimizar as atividades dos responsáveis por criar os conteúdos gerados no perfil da rede. Se você é um produtor de conteúdo com certeza ficou feliz com este recurso, né ?.
Com essa função o usuário terá uma visão geral do calendário, incluindo as postagens no Instagram que foram publicadas ou agendadas. O recurso também oferece a opção de inserção de ícones para atualizações das imagens, carrosséis e outras funcionalidades que vão melhorar a organização e programação dos posts na rede social.
A ferramenta está sendo testada e após todos os ajustes poderá ficar disponível no painel do Estúdio de Criação do Facebook.
Timer com a duração dos Stories de um perfil
Desde seu lançamento o Stories é uma das opções de entretenimento que agita a rede, tanto que há sempre um botão novo para tornar essa função ainda mais atrativa. Assim, o Instagram pensa em adicionar os timers para aumentar o engajamento no app.
O objetivo é permitir que a pessoa veja quanto tempo falta para que aquele storie seja apagado, mostrando o time abaixo dos balões dos Stories. Contudo, a forma de utilização e exibição do timer está em estudo.
Compartilhamento de tuítes no stories
Para 2021, os internautas podem aguardar a integração do Instagram com as demais redes sociais, entre elas o Twitter. Isso mesmo, seus tuítes poderão ser compartilhados no Instagram. Essa atualização une as forças entre os dois apps.
No entanto, a ideia é manter os usuários em cada plataforma, proporcionando apenas mais opções de compartilhamento de postagens.
Habilitar recurso de recomendação de Reels no Facebook
O Reels do Instagram é um recurso que garante uma enorme interação no app, por isso o aplicativo vem testando uma nova maneira de permitir que esses conteúdos possam ser replicados em outras redes, como o Facebook.
Por meio dessa atualização o internauta poderá compartilhar os vídeos em seu feed de notícias ou em listas de exibição do Facebook. Essa novidade também vem com o propósito de disputar a concorrência com o TikTok, visto que os usuários terão seus vídeos do Reels visualizados no Facebook. Portanto, as marcas e empresas que utilizam esse formato de conteúdo poderão alcançar um maior número de público.
A sua marca está preparada para aproveitar todas as novas funções do Instagram e alcançar mais clientes e vendas? Nós da Integração Digital podemos te ajudar a aumentar o engajamento do seu perfil no aplicativo.
Temos um time de especialistas em mídias sociais. Nós desenvolvemos conteúdos e ações para a sua rede social, focando em aumentar sua visibilidade e presença online. Quer fortalecer o reconhecimento da sua marca com as redes sociais? Entre em contato e conheça as nossas soluções digitais!
Fonte: Techtudo