Google For Brasil – Saiba Tudo o Que Rolou no Evento e as Novidades!

Natacha Tressino - 9 de agosto de 2019

Google for Brasil

Google for Brasil – Saiba Tudo o Que Rolou no Evento e as Novidades!

Em sua terceira edição, o Google for Brasil revelou ao mundo projetos feitos e pensados para os brasileiros. Iniciativas que buscam construir cidades mais inteligentes, além de solucionar problemas nas áreas de educação e capacitação, investimentos, cultura e arte e no mercado local.

Para quem não sabe, o Google for Brasil é um evento anual que apresenta novidades e investimentos realizados pelo Google. A edição deste ano, que rolou no dia 06 de julho, no Memorial da América Latina, em São Paulo, tratou de conectividade, formas seguras de navegar pela web, fazer novos negócios e consumir conteúdos de qualidade. 

 

Wi-Fi livre e de qualidade pelas ruas da cidade

Destaque no evento, o Google Station é uma plataforma para implantação de pontos de acesso a wi-fi de qualidade em países emergentes, como o Brasil. Uma solução que visa oferecer ao brasileiro uma conectividade de qualidade e sem custo. A ideia é melhorar as possibilidades de negócios, uma vez que o acesso será rápido e estável. 

O Brasil é o oitavo país a usufruir da plataforma, sendo São Paulo a primeira cidade a receber a novidade com 80 pontos instalados. Isso inclui estações de trem e praças, como a Silvio Romero, no Tatuapé – Zona Leste. O projeto conta com a parceria das empresas America Net e Linktel, além do Itaú como patrocinador. 

 

Educar para criar informações de qualidade

O Google percebeu que além de tornar a informação acessível, ele precisava investir na educação de quem consome e cria conteúdo. Para isso aplicou R$ 4 milhões no programa de Educação Midiática, do Instituto Palavra Aberta, o EducaMídia. Hoje aos cuidados do braço filantrópico da empresa, o Google.org. 

Partindo dessa premissa, o programa baseia-se em ensinar professores e educadores a desenvolver a capacidade de interpretação crítica de informações em crianças e jovens, além de incentivar a criação de conteúdos responsáveis. Isso sem falar na sua participação ativa perante a sociedade.

Outra frente que recebeu o apoio do Google é a área jornalística. O Google News Initiative (GNI) está investindo R$ 1 milhão em projetos que tragam novas ideias de negócio para produtos jornalísticos e R$ 2 milhões em associações e consórcios de mídia. O site g.co/desafioGNI tem mais informações sobre o programa. 

 

Google Assistente e Waze

Na era da inteligência das coisas, o Google anunciou o primeiro celular da categoria feature phone equipado com Google Assistente., o chamado KaiOs, da Positivo. Ele permite acessar informações, abrir aplicativos e controlar o telefone usando apenas a voz. No Brasil, já está à venda por R$ 279. 

E não para por aí, sua linha de produtos smart home também equipados com o Assistente já está no mercado. Inclui lâmpadas, plugue para tomada, câmeras, sensores e alarmes, com preços a partir de R$ 99. 

Já o Waze anunciou que os parceiros do programa Waze for Cities Data podem armazenar gratuitamente dados no Google Cloud. Com isso os dados poderão ser acessados com maior rapidez, promovendo melhorias no trânsito com a ajuda da Inteligência Artificial.

 

Mais arte, por favor!

Por fim, a plataforma Google Arts & Culture estreia com a coleção digitalizada das obras do pintor Cândido Portinari. “Portinari: o pintor do povo” foi produzida em parceria com seis instituições culturais, entre elas a Pinacoteca do Estado de São Paulo.

O Google for Brasil reforça a ideia de que somos um país emergente. Inovação, conectividade, educação e novos negócios. Prontos para viver tudo isso junto e misturado? ?

WhatsApp flutuante