Quais são e como utilizar os assistentes de Voz no Celular?

admin - 10 de janeiro de 2019

Um dos maiores avanços em matéria de tecnologia no mobile são as assistentes de voz. Elas compilam uma série de informações da internet e combinam com uma linguagem personalizada, o que nos dá a impressão de estar conversando com uma pessoa de verdade.

Os recursos disponíveis são diversos, desde agendar um compromisso na agenda, colocar um despertador, ligar para alguém, enviar mensagens e abrir algum aplicativo até mesmo fazer pesquisas, responder perguntas e muito mais! Saiba mais sobre as assistentes de voz e como fazer para usá-las em seu aparelho smartphone.

 

Quais são as assistentes de voz que temos disponíveis hoje? 

Hoje, nós temos algumas assistentes de voz diferentes disponíveis no mercado. A Siri, assistente que funciona nos aparelhos com sistema iOS, foi a pioneira no segmento. Ela está disponível desde 2011 e já fez muitos avanços na área. Temos também a Cortana, presente em celulares que têm sistema operacional Microsoft. Por último, o Google Assistant, que não tem nome e funciona em todos os dispositivos Android.  

 

Como usar as assistentes de voz no celular? 

Não é preciso fazer o download do seu assistente de voz, pois todos eles já vêm instalados nativamente nos aparelhos celular. Porém, a utilização de cada uma depende de seus sistemas operacionais.

Para conversar com a Siri, basta apertar o botão de início em seu iPhone ou configurar um comando de voz automático para que seja ativada. Com a Cortana funciona da mesma maneira, basta pressionar o botão de início. Já com a assistente do Google, além do botão, também pode-se começar uma conversa falando “ok, Google”.

O mais interessante da disseminação das assistentes virtuais no país é que, hoje, há a possibilidade de colocá-las em língua portuguesa. O inglês era um dos grandes impeditivos para a utilização das ferramentas pela população.

Agora, o próximo passo é desenvolvê-las de tal forma que o tratamento seja individualizado, ou seja, que a assistente realmente conheça o usuário e dê respostas personalizadas e específicas. Já é possível, por exemplo, conectá-las com um assistente virtual para a casa, como o próprio Google Home Hub.

E você, utiliza algum assistente em seu celular? Acha que te ajuda nas tarefas do dia a dia? Se gostou desse conteúdo e quer ficar sempre por dentro, não deixe de acompanhar o blog da Integração Digital!

Se você é apaixonado por tecnologia, leia também este artigo sobre uma ferramenta que pode revolucionar seus projetos ou conheça os chatbox!

 

WhatsApp flutuante