O que é a Transformação Digital?

Natacha Tressino - 15 de agosto de 2019

O que é a Transformação Digital?

Ela não é uma tendência, tampouco trata-se de ficção. A Transformação Digital é mais real do que se imagina, sendo considerada por especialistas como a propulsora da Quarta Revolução, que está usando sistemas que unem o universo digital ao físico com o intuito de satisfazer as necessidades das pessoas. Mas o que vem a ser essa tal de Transformação Digital?

Seria levar a tecnologia para todos os setores de uma empresa. Ah, é isso. Então qual a dificuldade? Para as startups que são fruto desse novo pensamento, poucas, mas já para as companhias mais tradicionais, muitos são os desafios. Isso porque exige uma reestruturação de aspectos tecnológicos, culturais, operacionais e o que envolve a entrega de valor. 

Segundo a IDC, o investimento em Transformação Digital deve somar US$ 6,3 trilhões, só no triênio 2018-2020. Outro dado aponta que já em 2017, 70% das empresas listadas no Fortune 500 montaram times focados em implementar a transformação digital na companhia. 

A Transformação Digital não é uma opção! As pessoas decidiram isso quando elevaram suas expectativas e mudaram o foco daquilo que julgam ser importante em uma marca. A partir daí as empresas precisam mergulhar de cabeça nessa mudança de mindset e buscar a evolução. Reinventar de forma radical seus processos e métodos de trabalho, abrindo mão da tecnologia ultrapassada, que logo não será capaz de mantê-las vivas. 

 

Indicadores-chave e tendências 

“Até 2020, a experiência do cliente superará o preço e o produto como o diferenciador-chave da marca. 86% dos compradores pagarão mais para terem uma melhor experiência.” CEI Survey

Mas como alcançar essa evolução e atingir o nível de Transformação Digital? O caminho é longo, mas não impossível de ser trilhado. Conhecer as últimas inovações possibilitará que as empresas comecem a agir a partir da tecnologia. O segredo está em aumentar o número de dados, e assim obter insights mais significativos.

O big data, data driven, internet das coisas, realidade virtual e aumentada, inteligência artificial, machine learning, business intelligence e automação de marketing são as principais tendências de transformação digital. Conheça-as e reflita sobre como podem ser introduzidas na sua empresa.

Vale dizer também que a Transformação Digital possui alguns indicadores-chave, que devem ser implementados em todas as áreas, fazendo parte da sua cultura, valores e processo de trabalho, são eles:

  1. Foco no cliente: experiência, fidelização e satisfação.
  2. Eficiência Operacional: produtividade, recrutamento e retenção de talentos, custos relacionados a TI, qualidade dos processos, inovação de desenvolvedores terceirizados e eficiência operacional e de processo. 
  3. Modelo de Negócios – Agilidade Operacional: tempo para tomar decisões e o tempo para desenvolver, testar e lançar novos produtos. 
  4. Modelo de Negócios – Crescimento: crescimento e receita/ novas fontes de receita, alcance digital, diferencial competitivo. 

 

Transformação Digital no Brasil

Dados levantados pela Dell mostram que 15% das organizações globais estão atrasadas, 32% só acompanham e 34% estão avaliando a Transformação Digital. Contudo como o mercado brasileiro é em sua maioria formado por empresas jovens, estão são mais suscetíveis a aceitar as mudanças e colocar em prática ações que aceleram sua transformação. 

Outro estudo, realizado pela Economist Intelligence Unit, aponta que 69% das pequenas e médias empresas brasileiras consideram usar a tecnologia para otimizar a eficiência do seu negócio. Somos o terceiro país com maior potencial de transformação digital do mundo, atrás apenas da Índia e Tailândia. 

Qual a maturidade digital da sua empresa hoje? ?

Comentários estão fechados.

WhatsApp flutuante