O que é Logotipo, Isotipo, Imagotipo e Isologo?
Você sabe o que é Logotipo, Isotipo, Imagotipo e Isologo? Descobrir que logomarca significa absolutamente nada foi um choque para muitos, mas desta vez nós prometemos que as definições serão palpáveis e muito úteis na hora de construir uma marca e apresentá-la para o mercado. Isso sem falar que ajuda a impressionar seu chefe em uma reunião. Sem mais delongas, continue lendo e confira todas elas!
Logotipo
Há muita polêmica quanto ao real significado de logotipo. Bem, trata-se de uma palavra de origem grega, em que “logo” significa conceito enquanto “typos” é símbolo ou figura. Assim, logotipo significa a representação visível de um conceito. O tipo pode ser um símbolo, imagem ou tipografia.
Assim, um logotipo é composto por tipografia (letras) e símbolo. Por vezes, o tipo usado é tão característico que imprime a essência da marca. Exemplos de logotipo são: Google, Coca-Cola, Marisa, Sony e outros. Há quem defenda que Logotipo é apenas a parte escrita (lettering) de um logo. Mas essa ainda é uma briga eterna, sem vencedor.
Isotipo
O isotipo, popularmente chamado de símbolo, é aquele que visualmente representa a marca, seu caráter e princípios com clareza. Seria como separar a imagem da tipografia em um logo, sendo este um elemento de grande poder. Isso porque o cérebro humano processa imagens 60 mil vezes mais rápido que texto, armazenado com mais facilidade na memória. Exemplos: Twitter, Mcdonald’s, Apple, Lacoste e outros.
Imagotipo
Já o imagotipo seria o logo completo, combinação entre símbolo + fonte (lettering), que mantém sua identidade mesmo quando separados – seja apresentando a parte visual, seja a tipográfica. Um exemplo disso é quando vemos o “M” amarelo do MCDonald’s ou apenas o lettering. O mesmo acontece com o jacaré da Lacoste, as linhas e a tipografia da Adidas, dentre outros.
Isologo
Sabe aquela expressão “tudo junto e misturado”? Ela cabe super bem aqui! O isologo é quando temos a imagem (símbolo ou ícone) + texto agrupado, formando um único elemento. Por regra, eles não podem ser separados, caso contrário o mesmo perderia o sentido, assim como a marca perderia sua identidade. Exemplos: Pizza Hut, Burger King, Starbucks, Harley-Davidson entre outros.
Difícil? A título de curiosidade é bom conhecer as terminologias corretas para não ser pego de surpresa e fazer bonito na próxima reunião. Aqui na Integração Digital, Agência de Marketing Digital, nosso logo tem versões em logotipo, isotipo e imagotipo.?