Como os vídeos online estimulam a ação
Há tempos os vídeos online ocupam uma posição de destaque, sendo até considerado o formato líder para marcas e anunciantes. Além de visibilidade, pesquisas recentes mostram que eles têm o poder de estimular a ação, resultando em maior performance.
Um estudo realizado pela PROMO (2018) revelou que 44% dos consumidores assistem a pelo menos 5 vídeos online por dia. Isso explica a entrada do Facebook Watch e do IGTV. Além disso, cerca de 58% das pessoas interagem com os vídeos que assistem.
Mas, você sabe por que as pessoas assistem a vídeos online? Intrigado com esse comportamento, o Google resolveu entender o motivo pelo qual as pessoas investem tempo assistindo a vídeos online. O que elas buscam, onde e quando costumam se dedicar a essa mídia. A resposta é simples e objetiva! Siga a leitura e logo saberá.
Por que as pessoas assistem conteúdo em vídeo?
Para aprender coisas novas e buscar o que elas gostam!
Eu disse que a resposta era simples. Quem pensou que os vídeos servem apenas como um meio de viralização de conteúdo, se enganou. O estudo revelou que de 4 a 5 pessoas usam os vídeos como ferramenta de aprendizado ou para desestressar.
A relatos de internautas que deram um up grade no currículo assistindo a vídeos no Youtube. Como conta Jeny, uma canadense de 25 anos que ganhou uma promoção: “Aprendi a ser Bartender no Youtube. Assisti a um vídeo de 2 horas, contei para o meu gerente atual e agora estou trabalhando com isso há um ano.”
Por que os vídeos online estimulam a ação?
Os vídeos mais significativos e que geram impacto são aqueles que mostram ‘pessoas reais’, errando e acertando. O consumidor sente-se confiante e estimulado a agir. Ele gosta de ver pessoas autênticas e parecidas com ele no Youtube. Isso torna a experiência de compra ou aprendizado menos assustadora.
Com isso, mais de 50% dos entrevistados disseram que os vídeos online os ajudam a decidir por qual marca ou produto específico comprar. Isso sem falar que 7 em 10 pessoas afirmam que sempre que aprendem algo novo em um vídeo, sentem-se mais confiantes para experimentar.
Os vídeos online geram compras, sim!
Pode-se concluir que os vídeos geram compras! Sempre que uma pessoa sente-se motivada o suficiente para fazer algo, ela também o sente para comprar. 90% dos entrevistados dizem que descobriram novas marcas e produtos assistindo a vídeos online.
O desejo por aprender algo novo, não cria barreiras. Desta forma, as marcas e produtos estão com o caminho livre para mostrar que podem ajudar o seu público a alcançarem seus objetivos. A pesquisa mostrou que 80% das pessoas geralmente intercalam a busca online com os vídeos quando estão procurando por algo que querem comprar.
Mesmo nas lojas físicas o consumidor tem o hábito de recorrer aos vídeos online, seja para encontrar produtos, marcas ou substituir a lista de compras. Cerca de 55% das pessoas disseram que estavam assistindo a vídeos enquanto faziam compras em lojas. Eu já fiz isso, e você?
Seja qual for a etapa da jornada, você precisa oferecer conteúdos estimulantes e autênticos para o seu público, responder suas dúvidas e permitir que ele viva experiências simples e agradáveis com sua marca. ?
Fontes
– Google/Ipsos, global (EUA, Canadá, Brasil, Reino Unido, Alemanha, França, Austrália, Japão, Índia, Coreia), estudo “How People Shop with YouTube”, pessoas de 18 a 64 anos que ficam online pelo menos uma vez por mês e que compraram algo no último ano, n=24.017, julho de 2018.
– Google/Magid Advisors, global (EUA, Canadá, Brasil, Reino Unido, Alemanha, França, Japão, Índia, Coreia, Austrália), “The Role of Digital Video in People’s Lives”, usuários comuns da Internet de 18 a 64 anos, n=20.000, agosto de 2018.
– Dados do Google, EUA, julho de 2017 a junho de 2018.
– Dados da PROMO, global, 2018.
Comentários estão fechados.