YouTube Shorts: a guerra ao trono do TikTok já começou!
O Google se colocou em campo e assumiu a batalha contra a supremacia do TikTok. Recentemente, o gigante da internet liberou uma versão teste, mas só para alguns usuários, da sua mais nova plataforma: o YouTube Shorts.
Não é segredo que o TikTok conquistou o público jovem com seus vídeos curtos e diversos recursos divertidos. Muitos já tentaram destronar o aplicativo chinês, porém, sem sucesso. Com mais de 500 milhões de usuários ativos no mundo, o TikTok ultrapassou o Instagram e o Facebook. (DataReportal, 2019)
Para evitar o crescimento do TikTok o Facebook lançou o Lasso, app para compartilhamento de vídeos voltados para o público adolescente. Já o Instagram criou o recurso “Cenas”, um novo modo de compartilhar vídeos nos Stories. Também houveram rumores de que o Tangi do Google seria um forte concorrente.
Contudo, a bola da vez é o YouTube Shorts! A ideia é usar sua base de usuários do YouTube para tentar emplacar a plataforma no mercado. E como todos sabem, o YouTube detém uma audiência poderosa, com mais de 2 bilhões de usuários mensais, registrados no último ano.
Ainda no ano passado, o serviço do YouTube registrou US$ 15 bilhões de receita em publicidade, contra os US$ 177 milhões de compras no app do TikTok. Aproveitar essa diferença para ter vantagem e sair na frente, está nos planos da rede social. Que só não sabe ainda qual estratégia de marketing usar.
Sem mais delongas, vamos conhecer um pouco mais sobre esse novo concorrente do TikTok, o YouTube Shorts. Segue a leitura e vamos lá!
O que esperar do YouTube Shorts
O acesso ao YouTube Shorts vai ser direto pelo YouTube. Contudo, ele terá uma interface com estilo visual independente. O usuário poderá acessar esse novo recurso de diferentes formas dentro do aplicativo, seja ao lado dos Stories ou nas sugestões de vídeos.
Os desenvolvedores estimam que os vídeos curtos ocupem um espaço no feed de vídeos do YouTube. Uma das grandes vantagens da ferramenta é que os criadores irão poder aproveitar as músicas licenciadas disponíveis, para usar na trilha sonora dos vídeos criados.
O Google não contou a ninguém. O que se sabe é que a funcionalidade não é limitada a grandes criadores de conteúdo. Qualquer perfil de usuário pode fazer publicações no novo formato. Pelo que tudo indicada, a ferramenta é parecido com o TikTok. Inclusive, permitirá gravar clips de sincronização labial.
É verdade que o YouTube tem uma vantagem em relação ao TikTok, visto que seu sistema de monetização é significativamente mais avançado que o concorrente chinês. Mas ainda não sabemos se o YouTube vai concorrer em recursos de edição. Afinal, só assim para ele superar a supremacia chinesa e conquistar o trono nessa guerra pela atenção e coração do usuário.
Nós da Integração Digital não vemos a hora dessa batalha, realmente, começar. Assim que o YouTube Shorts for lançado poderemos testá-lo e tirar a prova. Quem será que vai ganhar o trono? ?
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