Você sabia que existem vários tipos de site? Indispensável para quem deseja quebrar barreiras físicas e ampliar suas possibilidades de negócio, ter um site tornou-se uma ferramenta de comunicação obrigatória na Era Digital.
No texto de hoje, vamos apresentar todos os tipos de site que existem. Você vai entender para que serve cada um e refletir sobre qual modelo é mais interessante para a sua empresa. Boa leitura! ?
Qual é o melhor tipo de site para a sua empresa?
Talvez você não saiba, mas para cada objetivo de negócio existe um tipo de site específico. Site para promover a empresa; vender produtos; divulgar ações e campanhas sazonais; site de notícias; e até postar, semanalmente, conteúdos autênticos.
Conheça, em detalhes, cada formato e saiba qual é o mais relevante para o seu negócio decolar:
Site Institucional
Considerado o tipo de site chave para inserir uma empresa no ambiente digital, o site institucional funciona como um cartão de visita online.
Todo site institucional é composto de páginas com informações diversas sobre a empresa (proposta de negócio, serviços e meios de contato).
Para quem é recomendado?
Para empresas e empreendedores individuais que objetivam apresentar seu negócio via internet. E, com isso, facilitar o acesso às soluções que oferecem.
Site One-Page
Diferente do site institucional que possui múltiplas páginas, o site one-page tem apenas uma. Sua navegação é simplificada, assim como o volume de informações.
Para quem é recomendado?
Com a mesma função e propósito do site institucional, o modelo one-page atende com rapidez e profissionalismo.
Blog
Esse é um tipo de site que possui uma estrutura própria, construída para abrigar e exibir artigos e posts. É possível ordenar por categoria, tag e mês de criação.
O seu grande diferencial é a facilidade de atualização constante. Geralmente os últimos posts publicados são exibidos primeiro para incentivar sua leitura, sendo os mais recentes no topo e os mais antigos abaixo.
Para quem é recomendado?
Indicado para qualquer empresa ou pessoa pública que deseja se tornar um influenciador na sua área de atuação. Por meio da publicação de conteúdos autênticos e relevantes, é possível criar autoridade e aumentar sua visibilidade digital.
Loja Virtual
Com foco na comercialização de produtos, a loja virtual é um tipo de site para quem deseja vender pela internet. Funciona como uma vitrine virtual, aberta todos os dias 24 horas.
O cliente pode escolher e efetuar o pagamento direto pela plataforma, um lugar seguro e confortável que permite negociações comerciais de qualquer lugar do mundo, e a qualquer hora do dia.
Para quem é recomendado?
Se você tem uma loja física e deseja abrir para o mercado internacional, ou apenas ampliar suas vendas. Também é ideal para quem busca automatizar suas vendas e reduzir custos com aluguel de espaço, por exemplo.
? Tudo o que você precisa saber sobre criação de sites
Marketplace
Netshoes, Mercado Livre, Magazine Luiza, AirBnB, Elo7 e Uber são alguns exemplos de marketplaces. Esse tipo de site tem como propósito reunir, em um só lugar, compradores e vendedores de produtos diversos e específicos.
Sua estrutura é complexa e demanda amplo conhecimento técnico da área de desenvolvimento. Trata-se, portanto, de um comércio eletrônico multicanal. Normalmente, o projeto também envolve a criação de uma versão em aplicativo.
Landing Page
Em sua tradução literal, landing page quer dizer “página de aterrissagem”, no entanto, são mais conhecidas por páginas de conversão. Isso porque sua construção envolve o uso de uma série de elementos estratégicos, que convence o usuário a realizar determinada ação.
A landing page é um elemento essencial para venda de produtos, serviços e até infoprodutos na web. Nela é concentrada todas as informações a respeito da oferta, com o intuito de gerar novos negócios e capturar leads (contato de pessoas interessadas).
Quando devo usar?
Própria para campanhas de tráfego pago (Google Ads e Social Ads, como Facebook e Instagram Ads). Também se aplica em estratégias de inbound marketing, para fluxos de nutrição e conversão.
Portal
O portal é um agregador de notícias. Esse tipo de site é projetado para aglomerar e distribuir conteúdos de várias fontes diferentes de forma uniforme.
Ele serve como diretório para outros sites, buscadores, fóruns, salas de bate papo, blogs entre outros. Seja este um subdomínio do portal, ou um domínio externo.
Quando devo usar?
Algumas empresas criam portais com o propósito de gerar receita com a venda de espaço para divulgação de conteúdo e anúncios. Terra, Uol e G1 são exemplos de portais.
Hotsite
Também conhecido por microsite, o hotsite é usado para a realização de campanhas temporárias. Pode ser empregado na divulgação de eventos, lançamento de produtos e serviços, campanhas promocionais e qualquer ação de marketing com data de início e fim.
? SEO e UX: 7 erros imperdoáveis que você deve evitar no seu site!
O que é preciso para ter um site?
Domínio próprio e hospedagem são elementos determinantes para subir um site na web. Para plataformas com sistema de venda online (loja virtual e marketplaces), também é preciso investir em selos de segurança.
Caso não seja da área de desenvolvimento e design, será necessário contratar o serviço. Agências que desenvolvem sites dispõem de uma estrutura completa, com profissionais capacitados e ferramentas específicas.
Conheça a Integração Digital!
Com o propósito de promover resultados rápidos e duradouros para diferentes segmentos de mercado, a Integração Digital oferece soluções completas em marketing digital para o seu negócio.
Nossa equipe é especializada em desenvolvimento de sites e geração de tráfego pago e orgânico. Entre em contato e saiba como podemos fazer a sua empresa crescer! ? Ligue para (11) 4750-1236