O que é Viewability?

Natacha Tressino - 11 de julho de 2019

 

O que é Viewability?

O que é Viewability?

Você sabe o que é Viewability? Em tradução livre para o português, quer dizer “visibilidade”. Há mais de quatro anos, o Interactive Advertising Bureau (IAB) junto com o Media Rating Council (MRC) definiram a viewability de um anúncio: somente quando este estiver 50% visível por no mínimo um segundo, no caso de display, ou dois segundos para vídeo. 

O problema é que nem todos os anunciantes e veículos adotaram a regra. A falta de um padrão para mensurar o número de visualizações, compromete o entendimento quanto a eficácia dos anúncios. Desta forma é difícil saber o que motiva o desejo de compra no consumidor, além disso os resultados apresentados ficam abaixo do desejado.  

Viewability em campanhas de branding e performance

Seja em campanhas de branding ou performance, os anúncios têm a função de levar a ação. É verdade que o viewability é uma métrica mais usada em campanhas de construção de marca. Contudo, pesquisas realizadas pelo Google mostram que o índice de visualizações também impactam nas conversões. Seguindo a definição de viewability do MRC, os anúncios da Rede de Display converteram quatro vezes mais, se comparados com os que não seguem à norma. 


Pode parecer óbvio, mas enquanto todo o setor não adotar a definição de viewability do MRC sempre teremos relatórios com conversões irreais, partindo de anúncios que nunca foram clicados e nem ao menos vistos. Mesmo que em uma campanha de branding um anúncio não precise ser clicado para gerar resultado, espera-se que ao menos ele tenha sido visualizado. Com isso é possível calcular com mais exatidão as conversões pós-visualização. 

Caminhando para uma publicidade eficaz

Apresentado o problema é chegada a hora de partir para a solução. Os anunciantes precisam se unir e exigir dos veículos e parceiros de mídia uma postura diferente, que a norma de viewability do MRC seja aplicada em todas as métricas que tomam como base as impressões. Com isso estaremos caminhando para uma publicidade mais eficaz. 

“O MRC criou normas de mensuração de impressões de anúncios visualizáveis para que o mercado ficasse seguro de que todas as métricas da publicidade digital são válidas, confiáveis e eficazes. Aplicar as mesmas diretrizes às conversões pós-visualização, contabilizando apenas as impressões que atendam os requisitos, é o caminho natural para termos mais coerência e segurança na análise de campanhas de branding e performance.”, resume George Ivie, CEO e diretor executivo do MRC.

Quando a viewability tornar-se padrão no setor, os anunciantes sentirão a diferença no bolso. Até lá, A Integração Digital trabalha somente com mídias que exercem essa prática e garante um resultado verdadeiro. ?

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