15 anos de Google no Brasil: descubra como tudo começou…

Natacha Tressino - 21 de julho de 2020

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O buscador mais querido do mundo comemora 15 anos de história em terras tupiniquins. O Google no Brasil marca uma série de mudanças e conquistas para o povo brasileiro, que inclui a democratização do acesso à informação e ao entretenimento, além do apoio a pequenas e médias empresas em suas tarefas diárias, com suporte educacional e de treinamento em diferentes regiões do país. 

Em 2004, época em que o Orkut era a grande sensação entre os brasileiros, o Google ainda não tinha presença física no Brasil, mas já impactava a vida das pessoas com o seu serviço gratuito de e-mail, o famoso Gmail. O compromisso com o brasileiro ganhou proporções mais fortes quando em 20 de julho de 2005, a empresa instalou-se no país e levou o nosso jeito brasileiro de ser para dentro do Google. 

 

Valorização do talento brasileiro

Com o objetivo de desenvolver um buscador 100% nacional, cujo nome seria Todobr, um grupo de acadêmicos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, criou a empresa Akwan Information Technologies. Com uma equipe de 12 engenheiros especialistas em tecnologia de busca, o grupo ganhou notoriedade na sede do Google em Mountain View. 

Como a compra da Akwan já havia sido oficializada, em novembro de 2006, foi inaugurado na cidade de Belo Horizonte o primeiro Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Google Inc. na América Latina, marcando a entrada da empresa no país.

Hoje, o “escritório de BH” reúne cerca de 180 profissionais, sendo mais de 90% deles engenheiros vindos de todos os cantos do mundo, como Peru, Argentina, Colômbia, Venezuela e Índia. Um time referência em algoritmos para busca e responsável por outros projetos de grande impacto, como as tecnologias que combatem ataques de phishing e spam. 

 

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Google no Brasil e as relações de negócios

Meses depois da aquisição da Akwan, o Google abriu seu escritório de negócios em São Paulo, um dos primeiros da América Latina. Em entrevista para o jornal Folha de S. Paulo, o cofundador do Google, Sergey Brin e Larry Page disseram que o Brasil não podia ser ignorado, já que o país era um dos maiores mercados mundiais em termos de tráfego do buscador. 

Logo depois da chegada do Orkut, em 2005, o Google passou a exibir anúncios na rede social, aumentando a conexão entre marcas e consumidores. Já em 2008, o Google passou a gerir o Orkut no Brasil e introduziu anúncios gráficos na home, por conta do grande número de usuários brasileiros. 

Com o passar dos anos, o Google se fez mais presente no país com a abertura de espaços importantes para se discutir oportunidades de negócios, desafios e estratégicas com clientes e parceiros, como o Campus de São Paulo do Google for Startups e o Google Partner Plex São Paulo. 

Atualmente, o Google dispõe de um time de gerentes de contas, engenheiros de inovação comercial, gerentes de parcerias, entre outros profissionais altamente treinados, instalados em seu escritório na cidade de São Paulo, que auxiliam empresas a usar o seu potencial digital na aquisição de novos negócios. 

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O melhor do Brasil são os brasileiros

A trajetória do Google no Brasil também é marcada por uma série de serviços, lançados na versão em português, que mudaram o comportamento do povo brasileiro, como é o caso do Google Maps e do YouTube (2007), a chegada dos primeiros telefones Android no país, o sistema operacional móvel da companhia (2009). Já em 2010, o Google Maps passou por um upgrade com o Google Street, e as pessoas começaram a passear virtualmente pelas cidades.  

Destaque para os Doodles que homenageia diversas personalidades brasileiras e mundiais, além de realizar recortes interessantes da nossa cultura de uma forma lúdica e divertida. Isso sem falar do Google Arts & Culture, que traz a maior coleção já reunida sobre o pintor Cândido Portinari, além da exposição virtual ao Museu Nacional, no Rio de Janeiro. 

O Brasil figura entre os top cinco na lista de nove produtos do Google com mais de um bilhão de usuários: Busca, Android, Chrome, YouTube, Maps, Play Store, Fotos, Drive e Gmail. Incluindo o YouTube Space, no Rio de Janeiro, o Google no Brasil emprega mais de 1.100 pessoas. 

 

Google no Brasil e seu compromisso

Para ouvir dos brasileiros como o Google no Brasil impactou a vida das pessoas nesses 15 anos de história, uma pesquisa foi encomendada à empresa Kantar. Por todo o país, foram entrevistadas 1.100 pessoas online, para avaliar sua rotina antes e depois do Google. O resultado revelou que 81% dos brasileiros acreditam que o Google contribui positivamente para a sociedade e que seus produtos ajudam a melhorar a vida das pessoas em diferentes áreas, em especial no estudo e trabalho. 

Como poderá ver no Relatório de Impacto Econômico, as ferramentas de busca e publicidade, incluindo o YouTube e o Google Play, movimentaram no Brasil mais de R$ 51 bilhões em atividades econômicas, só em 2019. Sendo que, mais de 188 mil empresas, publishes e ONGs foram beneficiados com os resultados e serviços oferecidos pelo Google. 

Em vista disso tudo, que venham os próximos 15 anos de Google no Brasil! #15AnosGoogleBrasil

 

 

Como atrair novos clientes pelo Google?

O sonho de toda empresa é aumentar sua base de clientes, mas como? O Google dispõe de uma série de serviços que podem te ajudar com isso, como é o caso do Google Meu Negócio, Google Ads, Busca Orgânica (SEO), Remarketing e Rede de Display. Siga na leitura e confira cada um deles. 

 

#1. Pesquisas Locais com o Google Meu Negócio

Quem tem um negócio local pode se beneficiar muito com o Google Meu Negócio. É possível cadastrar seu endereço físico no Maps do Google e ganhar relevância nas buscas, além de impactar pessoas próximas à sua localização. Já pensou em ter o seu comércio ou escritório no mapa do Google?

 

#2. Campanhas de Links Patrocinados no Google Ads

Não é segredo para ninguém que em locais especiais da página de resultados da busca ficam, em destaque, os anúncios pagos. Ao comprar palavras-chave associadas aos seus produtos ou serviços, seus anúncios são exibidos, mediante as pesquisas dos usuários por aquele termo. O custo é por clique, então você só paga quando o usuário clicar nele. O valor por palavra-chave é determinado em leilão, quem paga mais aparece primeiro nas buscas. 

Contudo, outros fatores influenciam na colocação dos anúncios, como qualidade dos mesmos. A grande vantagem da campanha de links patrocinados é que você pode acompanhar o desempenho por palavra-chave e remover aquelas que não oferecem um retorno positivo. 

 

#3. Busca Orgânica e SEO Marketing

Conquistar uma excelente posição nas buscas orgânicas é o grande trunfo de quem trabalha com divulgação de seus produtos na internet. Quando seu site é indexado nos resultados normais, ele necessita de um trabalho de SEO Marketing, conhecido por otimização de site para alcançar uma boa colocação na página de resultados. 

Considerado um trabalho de médio a longo prazo, a otimização envolve a criação de conteúdo e conquista de links externos de qualidade. Além de um monitoramento constante do comportamento dos usuários, e a realização de otimizações quando necessário. 

Ao todo, são mais de 200 fatores que determinam o posicionamento de um site na busca orgânica do Google. Dentre eles, podemos destacar: 

  • Tempo de carregamento do site.
  • Utilização de certificado ssl.
  • Qualidade do servidor de hospedagem.
  • Tempo de permanência dos usuários em seu site.
  • Taxa de rejeição.
  • Headlines..
  • Qualidade do conteúdo.

#4. Remarketing

Segundo o Google, 97% dos usuários que acessam uma página pela 1ª vez não realizam nenhuma compra. Uma forma de impulsionar as vendas de um produto é aumentar sua exposição e gerar a necessidade no consumidor. Sendo assim, a estratégia de remarketing visa “perseguir” o usuário pela internet, mostrando o produto visto anteriormente, até que o usuário acabe clicando no anúncio. Uma forma de aumentar as vendas e conversões pela web.  

 

#5. Rede de Display no Google Ads

Você já deve ter visto milhares de anúncios em formato de banners em diversos sites parceiros do Google, essa é Rede de Display. Além de ser própria para campanhas de remarketing, displays são ótimas para tornar sua marca conhecida no mercado e aumentar o acesso ao seu site. Trata-se de uma exposição segmentada de tráfego mais qualificado. 

 

Quanto antes você começar a aparecer no feed, mais cedo poderá se beneficiar com os resultados. Por isso, nós da Integração Digital, oferecemos condições especiais para os primeiros meses de contrato. ➡ Entre agora em contato e solicite um orçamento!

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