Instagram, Youtube e Blog: Quem é líder de audiência?
Diante da batalha para saber qual rede social é líder de audiência quem ganha: Instagram, Youtube ou Blog? Essas três mídias são as queridinhas dos usuários da internet, cada uma com funcionalidades diferentes conseguem cativar e engajar o público.
As redes sociais ganharam tanta relevância que hoje já é impossível pensar viver sem elas. A força dessas mídias para impactar e disseminar conteúdos é tão grande que a disputa por audiência nunca para.
Até um tempo atrás entre os anos de 2010 e 2014, o blog era a mídia social com mais potência, tanto que a maior parte dos esforços de marketing giravam em torno desta plataforma. Mas ela foi ganhando concorrentes que chegaram com novidades e também souberam conquistar o público como o Instagram e o Youtube.
No entanto, engana-se quem acha que o blog não gera audiência e não merece atenção como as demais plataformas, pois cada rede social ocupa um papel fundamental para levar informação, entreter, engajar e manter um bom relacionamento com o cliente. Quer saber quem é a líder de audiência? Veja a seguir!
Existe uma rede social líder de audiência?
O Blog, Instagram e Youtube são redes sociais que permitem um formato de conteúdo diferenciado. Então, vamos conhecer um pouco de cada uma para entender qual delas fica no topo do pódio como a líder de audiência.
Blog
Como mencionado no início deste artigo o blog já foi uma das plataformas com mais acessos na internet, tanto que alguns blogs chegaram a obter 25.100 visitas na página. Essa é uma plataforma que oferece conteúdos em forma de texto, mas que também pode ser integrada com vídeos do Youtube, por exemplo.
No blog os usuários podem obter informações mais aprofundadas sobre os mais variados assuntos. É possível acessar esse conteúdo de qualquer lugar e o melhor de tudo: sem se preocupar com a franquia de internet, pois consome poucos dados móveis.
Para empresas ou especialistas que desejam compartilhar conhecimento e informações sobre determinado produto essa é a opção com menor investimento. Basta apenas criar um domínio e ter um serviço de hospedagem.
Mesmo que muitos hoje não deem tanta importância o blog é sim uma das mídias sociais com maior acesso na internet, uma prova disso é que a sua pesquisa te trouxe até aqui. Isso mostra que essa plataforma ainda é uma das mais acessadas!
É claro que assim como as outras redes sociais é preciso garantir que o seu blog seja uma mídia que gere interesse no público oferecendo conteúdos de qualidade, além disso uma boa otimização com as técnicas de SEO ajudam a aumentar o número de visitantes.
Essa é, sem dúvida, a rede social do momento. O Instagram chegou meio tímido e foi ganhando força, isso porque essa mídia social apresentou funcionalidades inovadoras que a levou para o topo da lista dos apps mais usados.
Com stories, lives e outros recursos que chamam a atenção dos usuários, o seu forte mesmo é a forma como as postagens são criadas. Nesta rede as imagens criativas, com uma boa legenda e hashtag fazem toda a diferença.
Portanto, essa plataforma é indicada para segmentos que investem muito em conteúdos visuais. Contudo é preciso investir em anúncios e produzir uma quantidade considerável de conteúdos para ampliar o alcance.
Youtube
Considerado o segundo maior mecanismo de busca da internet o Youtube perde apenas para o Google. Com cerca de 1.9 bilhões de usuários na plataforma, os conteúdos acessados são dos mais variados tipos, como: humor, educação, saúde, artesanato e muito mais.
Em vista disso, seja qual for o seu segmento o Youtube garante um lugar pra você. E por ser uma das mídias mais acessadas da atualidade o seu conteúdo sempre terá a chance de gerar tráfego e te levar para novos públicos.
Assim como no blog, no Youtube você pode levar seus seguidores para o conteúdo em formato de texto. Desse modo há a chance de engajamento através das duas plataformas, pois terá a oportunidade de escolher pelo formato que mais agradar, seja texto ou vídeo.
Porém, não basta só fazer um vídeo os usuários são exigentes. Por isso, para fazer parte desta rede é preciso investir em conteúdos de qualidade, com áudio e imagem em boa resolução. Além disso, os anúncios são uma ótima forma de aumentar o alcance.
Conheça a rede social líder de audiência
Então, qual é a líder de audiência? A resposta para essa pergunta é: a líder de audiência é aquela que funciona para o seu negócio. Se para a sua empresa o blog é a plataforma que leva todas as informações necessárias para o cliente de uma maneira eficaz, opte por essa mídia.
Mas se o Instagram e Youtube forem mais adequados para apresentar seus conteúdos audiovisuais use essas opções. Cada segmento se enquadra melhor em um tipo de mídia e com um bom planejamento e estratégia é possível obter resultados excelentes.
Seja através de um texto, vídeo ou áudio o que o usuário busca são conteúdos de qualidade que realmente tenham informações úteis. E pra você qual mídia digital é líder de audiência? Deixe aqui nos comentários ?