Os 3 tipos de leads que a sua empresa pode atrair com o marketing digital

Tamiris Bastos - 8 de abril de 2021

3 tipos de leads

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Toda estratégia de marketing é focada em conquistar leads, seja qual for a ferramenta ou o método adotado esse é o principal objetivo. Lead é o nome dado para os potenciais clientes do seu negócio, e existem vários tipos de leads e caminhos distintos para alcançar cada um deles.

Até chegar a esse lead ocorre uma jornada, na qual define-se quem é o público ideal para a sua empresa. Assim, antes de buscar conquistá-los é preciso que a ação de marketing elaborada esteja corretamente planejada para atingir a audiência que vai realmente gerar o resultado almejado: a compra.

Nesse caminho, a estratégia pode atrair 3 tipos de leads, entre eles algumas pessoas com uma intenção maior ou menor em adquirir o que seu negócio tem a oferecer. Sendo assim, como identificá-los e trabalhar para construir um relacionamento que amplie a oportunidade de venda? Acompanhe no texto a seguir:

Seeds, Neats, Spears: conheça a diferença entre esses 3 tipos de leads

O lead pode chegar a sua empresa de variadas formas, através de um material disponível no site como os e-books, experimentar um produto ou pedir o orçamento, por exemplo. Para isso, a pessoa envia seus dados o que permite que a empresa por meio desse contato possa estreitar uma relação com esse cliente conduzindo até a compra.

No entanto, esse processo nem sempre acontece de maneira fácil, em que o cliente chega e logo faz a compra. Muitas vezes a pessoa ainda não está pronta para tomar essa decisão, pois ainda não conhece a marca, por isso precisa de uma abordagem na qual ajude a aumentar esse interesse. Desse modo, o primeiro passo para que este processo seja realizado de forma efetiva é conhecer quem são os seus leads. Vamos lá?

Seeds

O seed (semente) é o tipo de lead que todas as empresas desejam conquistar, já que tem uma taxa de conversão elevada, atraídos de maneira orgânica. Os principais meios utilizados para conseguir leads com esse nível de qualidade são: indicação de clientes, SEO (Search Engine Optimization) e o marketing de conteúdo.

Mas, não é atoa que esse lead se chama seed (semente), pois apesar do grande poder de conversão que apresenta ele traz também um ponto negativo – sua colheita é muito mais demorada. Atrair um lead com este potencial leva tempo, já que deve haver uma relação bem construída, em que essa pessoa sinta que foi conduzida de modo natural até o caminho da compra.

Aqui, o cliente conhece a sua marca, acredita nela e precisa apenas de um pequeno empurrão para efetuar a compra.

Nets

Se a intenção é captar o máximo de pessoas sem focar na maior conversão, a sua estratégia de marketing é voltada para os leads nets (rede). São chamados assim porque o objetivo é realmente jogar a rede e com isso pescar todos os tipos de pessoas. Claro que nessa pesca pode vir peixes bons e ruins.

Para os leads nets utiliza-se a estratégia de Inbound Marketing, no qual a empresa oferece algum tipo de conteúdo, como um ebook ou um webinário com temas relacionados aos que os clientes procuram e em troca ganham os dados do lead.

Além disso, os anúncios em redes sociais ou Google podem também ser usados com um canal para atingir uma maior audiência. No entanto, é preciso lembrar que apesar de parte das pessoas serem atingidas pela campanha não serão todas que se tornarão clientes.

A melhor forma de aproveitar os leds nets é fazer um bom filtro – segmentar o seu público para atingir uma proporção considerável de pessoas qualificadas ajuda a evitar desperdícios na base de leads.

Spears

Nesta ação, a captação do lead spears acontece de uma forma mais direcionada, neste caso a estratégia é construída mirando em um público específico. O principal recurso usado para atingir esse tipo de lead é a venda outbound, onde há uma equipe de vendas que faz a prospecção ativa.

A prospecção só rende em boas conversões com uma equipe bem preparada, visto que realizar uma venda desta maneira exige um pouco mais, sendo assim elabore um processo robusto para produzir o resultado esperado: escolha os contatos certos, entenda as dores e mostre a sua solução com os diferenciais e vantagens do serviço ofertado.

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Como desenvolver uma estratégia de marketing para atrair o lead certo?

Para os tipos de lead apresentados demanda-se uma ação de marketing que envolve conhecimento, técnicas e a ferramenta certa para alcançar o objetivo. Neste sentido, a Integração Digital é uma agência de marketing digital focada na alta performance, pois trabalhamos para superar as expectativas dos nossos clientes com resultados acima da média. Este é o nosso DNA – Conheça o nosso case de sucesso: clique aqui!

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