FAQ: conheça as 11 dúvidas sobre marketing digital mais relevantes e suas respostas

Luana Flor - 12 de maio de 2022

FAQ: conheça as 11 dúvidas sobre marketing digital mais relevantes e suas respostas

FAQ: conheça as 11 dúvidas sobre marketing digital mais relevantes e suas respostas

A cada ano, o fluxo de informações através da internet aumenta, por isso entender as principais dúvidas sobre marketing digital é importante para manter-se atualizado.

Diferente do marketing tradicional, o marketing digital explora a divulgação de produtos e serviços através do ambiente online.

👉 VALE A PENA INVESTIR EM MARKETING DIGITAL?

Os conceitos e nichos específicos do marketing digital são muitos: mecanismos de busca, disparo de e-mails, criação de conteúdo para blogs e redes sociais, entre outros.

Para entender um pouco melhor o conceito, seus termos e diferenças, nesse artigo vamos falar sobre as principais dúvidas sobre marketing digital e por que aplicá-lo é fundamental. Acompanhe:

As principais dúvidas sobre marketing digital:

1. Como começar a aplicar o marketing digital?

Um passo a passo simples para entender as dúvidas sobre marketing digital e iniciar nessa área, é desenhado assim:

  • Aplique conceitos do marketing convencional, como estudo dos 4P’s;
  • Identifique público, oportunidades, nicho e tendências;
  • Comece a trabalhar com as principais ferramentas do marketing digital;
  • Colete dados, analise o desempenho das ações e trace novas táticas, para melhorar sempre o desempenho.

👉 CONHEÇA 5 MANEIRAS DE GERAR RECEITA COM O MARKETING DIGITAL

Os dados são a principal fonte de informação que um gestor de marketing digital pode ter, por isso é importante manter-se atento aos seus indicadores.

2. Qual a diferença entre marketing digital e publicidade?

Outra dúvida sobre marketing digital é: qual a diferença entre ele e a publicidade?

O marketing é formado por um conjunto de técnicas que têm como objetivo atingir metas de vendas de uma empresa, sejam de produtos ou serviços.

As maneiras de traçar e realizar essas metas são diversas, incluindo planejamento, coleta de dados e comportamento do consumidor, por exemplo.

A Publicidade, por outro lado, é uma área dentro do campo do marketing tradicional que tem como objetivo principal propagar uma mensagem que auxilie as estratégias do marketing a se concretizarem.

Isso quer dizer que, são conceitos próximos e que podem trabalhar em conjunto, mas não são a mesma coisa.

3. Quem pode fazer marketing digital?

Mais uma dúvida sobre marketing digital bastante comum é: ele é para todo mundo?

A resposta praticamente unânime é: sim!

O marketing digital pode ser trabalhado por pessoas físicas, instituições, órgãos públicos, escolas e universidades, além de outros estabelecimentos, como instituições religiosas e ONG’s, por exemplo.

Os meios e as técnicas mais eficazes para cada setor poderão ser diferentes, além de seu público e objetivos particulares, mas o marketing digital é plural e está disponível para todos.

4. O que é Inbound Marketing?

Entrando em uma dúvida sobre marketing digital que é mais técnica, o Inbound Marketing é um conjunto de técnicas que visa atrair e converter consumidores para determinado negócio.

👉 INBOUND MARKETING: CONHEÇA O FUNIL DE VENDAS

Através de técnicas como a criação de conteúdo relevante, a empresa pode aplicar o Inbound Marketing e trazer tráfego qualificado para seu site, além de conduzir esses usuários até a efetivação de compra.

5. SEO: o que significa?

O SEO ou Search Engine Optimization é outro termo que pode causar dúvida sobre o marketing digital.

A sigla traduzida significa “otimização dos mecanismos de busca”, e trata de um conjunto de técnicas envolvendo tecnologia e conteúdo.

👉 SAIBA COMO RANKEAR NO GOOGLE COM TÉCNICAS DE SEO

O SEO tem como objetivo gerar bom posicionamento das páginas web nos buscadores para gerar aumento de acessos e negócios.

6. O que é persona? E público-alvo?

O público-alvo é um conjunto de pessoas ou instituições que possuem comportamento de consumo heterogêneo e clientes potenciais de um negócio.

A persona, por outro lado, representa um modelo de cliente ideal transformado em um personagem fictício para ilustrar o pensamento, comportamento e ações de seu público-alvo com proximidade.

A principal diferença entre os dois conceitos é a proximidade que a criação de uma persona traz, já que identifica características específicas do consumidor e que vão além do seu perfil de comprador.

Enquanto isso, o público-alvo traz um ponto de vista geral sobre um grupo, sem levar em conta as particularidades individuais.

7. O que é branding?

Entender o que é o branding pode ser uma dúvida sobre marketing digital bastante recorrente, mas possui um conceito simples.

O branding é uma estratégia voltada à gestão da imagem de uma marca. 

Isso quer dizer que o profissional de branding trabalha para construir uma identidade de marca reconhecida no mercado e com foco em seus valores.

O objetivo principal dessa técnica é produzir desejo de compra em seu público e admiração de seus clientes como fãs e propagadores da marca.

8. As redes sociais são mesmo essenciais para o marketing digital?

As redes sociais são um canal de comunicação muito importante para o ambiente online, então não podem ser totalmente ignoradas.

👉 TUDO SOBRE REDES SOCIAIS PARA EMPRESAS

Dentro do marketing digital, existem maneiras diferentes para trabalhar dentro de cada plataforma de rede social, com públicos e tipos de interações diferentes.

O segredo é entender quais são as redes sociais essenciais para o nicho, e investir firme nelas.

9. É essencial ter um blog para fazer marketing digital?

O blog é uma ótima ferramenta para gerar tráfego e nutrir os leads que chegam até o site, é por isso que continua sendo uma técnica eficaz dentro do marketing digital, apesar dessa ser uma dúvida sobre marketing digital bastante frequente.

Apesar de não ser um item essencial, através dos conteúdos qualificados de um blog, a empresa pode compartilhar informações e novidades de seu setor, além de tornar-se autoridade em seu nicho.

Por isso, ter um blog pode ser um bom investimento.

10. Disparo de e-mail marketing é eficaz?

O disparo de e-mail marketing é uma dúvida sobre marketing digital bastante pungente, porque com a expansão das redes sociais, existe a sensação de que o e-mail está com os dias contados.

Isso não é verdade.

Essa técnica possui vantagens como a comunicação direta com o usuário e a segmentação de perfil do público, o que pode ser uma ótima forma de gerar conversão de vendas. 

11. Anúncios pagos funcionam para todos os mercados?

Os anúncios pagos funcionam para todos os mercados, mas as técnicas aplicadas dentro desse conjunto de ações precisa ser estudada, a depender do nicho.

👉 DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE ANUNCIAR COM O GOOGLE ADS

Alguns mercados possuem termos com alta demanda no Google, enquanto outros precisam encontrar palavras-chaves específicas para trazer bons resultados.

PLUS: Termos que causam dúvidas sobre marketing digital

Sobre os termos comuns e que geralmente causam dúvida sobre marketing digital, separamos alguns para que você entenda melhor esse universo:

Termo

Significado

Lead usuário que é uma oportunidade de negócio
Funil de vendas etapas que um potencial cliente percorre até realizar a compra
Landing page página web criada com o objetivo de converter visitantes em leads
Backlink link dentro de uma página referente a outra página do mesmo domínio
Calendário Editorial planejamento de conteúdos que serão desenvolvidos em determinado espaço de tempo
Conversão a transformação de um usuário interessado em um lead ou cliente
CTR a taxa de cliques é o número de vezes em que os anúncios têm clique dividido pelo número de vezes que foram visualizados
CPL custo por lead, qual o valor de uma oportunidade de negócio
CTA “call to action”, é uma chamada para alguma ação, normalmente utilizada no fim dos conteúdos
CRM sistema que cria e gerencia o relacionamento da empresa com o lead ou cliente
CRO otimização da taxa de conversão, são maneiras de melhorar a experiência do usuário com o site para fazê-lo converter em venda
CAC custo de aquisição do cliente é o resultado do valor investido para gerar vendas divido pela quantidade de clientes adquiridos no período
ROI retorno do investimento, a subtração do custo investido pelo faturamento do período determinado

Essas foram as dúvidas sobre marketing digital mais frequentes para que você entenda como o ambiente online pode ser propício para criar relacionamento e gerar vendas.

Quer saber mais?! 👇

Conheça a Integração Digital!

A Integração Digital é uma agência de marketing digital focada em performance, através de diversas técnicas como criação de campanhas, desenvolvimento de SEO e mais. Quer saber como criar uma estratégia de marketing robusta e eficaz para seu negócio? Entre em contato conosco. ☎

Falar com Consultor!

Fazer um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *