Google Trends: guia prático para impulsionar sua estratégia de conteúdo

Maira Perrone - 24 de janeiro de 2025

Google Trends: guia prático para impulsionar sua estratégia de conteúdo

 

Google Trends: guia prático para impulsionar sua estratégia de conteúdo

O Google Trends é uma ferramenta obrigatória a quem busca explorar tendências e usar a popularidade a favor de sua estratégia de conteúdo.

Com ela, você conhece os interesses dos usuários e consegue conhecer seus comportamentos de pesquisa.

E o melhor de tudo é que, tendo tantos recursos, ela continua sendo completamente gratuita, o que a torna acessível.

Se interessou pelo grande potencial desse recurso? Então, é hora de, neste guia, saber usá-la e assim impulsionar o seu conteúdo.

O que é o Google Trends?

O Google Trends é um recurso gratuito cuja função é permitir a análise e o monitoramento da popularidade de termos de pesquisas feitas por seus utilizadores.

Com ele, é possível verificar a recorrência e o volume de buscas de uma determinada palavra de pesquisa.

Essa ferramenta é capaz de fazer isso tanto de maneira geral, exibindo resultados totais, como de modo segmentado, quando mostrando variações de interesses locais.

Todas essas funcionalidades, por sua vez, fazem com que o Google Trends seja um suporte valioso a muitas estratégias de marketing, de SEO e de publicidade.

4 práticas do Google Trends para oportunidades de conteúdo

Porque essas estratégias visam entender o comportamento do público e usá-lo a seu favor, o Google Trends serve a elas muito bem. 

Portanto, agora, é hora de apresentar as etapas deste guia prático de como identificar oportunidades de conteúdo utilizando-o.

Acesse e configure o Google Trends

Quando você entrar na ferramenta, já verá que incidem na tela os tópicos de maior frequência e também sua popularidade.

Entretanto, isso não é o suficiente para que a sua experiência visual e de dados seja aprimorada. É preciso incrementá-la.

Ao canto superior direito, busque as configurações regionais e selecione-as com base em seus interesses.

Pesquise as palavras-chave desejadas

No momento em que pesquisar palavras-chave, opte pelos termos que condizem com o nicho de mercado no qual você atua.

O nível de especificidade e de precisão da ferramenta é alta, pois permite a você inserir palavras específicas, categorias e mesmo sites.

Exerça, primeiro, uma pesquisa ampla, e depois pesquise o panorama geral de interesse. À medida que você compreendê-la melhor, pode nichá-la do jeito que mais lhe convém.

Não esqueça de analisar o interesse ao longo do tempo

Um foco de interesse ou termo que tem alta incidência em um só mês ou período pode ser bom para uma estratégia curta.

Em contrapartida, levá-lo a uma estratégia cujo foco é o longo prazo pode ser extremamente contraproducente.

Por isso, é preciso alinhar a sua estratégia e a recorrência do uso dos termos à sazonalidade com que aparecem no topo das pesquisas.

Compare termos de pesquisa

Com o Google Trends, você pode comparar até 5 termos de pesquisa de modo concomitante e simultâneo, o que lhe permite uma visão mais ampla de pesquisa.

Portanto, é altamente recomendável usar e se utilizar dessa função, com vistas a entender qual palavra-chave é mais conveniente à sua estratégia.

Para fazer isso bem, você pode optar por pesquisar sinônimos, palavras semanticamente semelhantes e até termos correlatos.

Exemplos de sucesso do uso do Google Trends

Muitas marcas obtiveram sucesso instantâneo e sazonal quando utilizaram o Google Trends, os quais são abordados agora:

Nike

A Nike verificou a incidência, na pandemia, de tendências home fitness, e focou estratégias de conteúdos que viralizaram.

H&M

Aumentaram-se as buscas por moda ecológica e sustentáveis e, com isso, também, as compras de roupas sustentáveis.

A H&M usou isso para promover campanhas e vendas de roupas de tipo sustentável, sendo mais reconhecida em seu nicho e tendo mais sucesso de mercado.

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A ID é expert em elevá-lo ao topo das tendências

Na ID, seu site, negócio e projeto são alavancados à altura do que eles merecem.  Com nossos especialistas em SEO, conteúdo e mídias, criamos a estratégia de conteúdo que se alinha às suas exigências e às suas necessidades.

Para isso, priorizamos a otimização para motores de busca, garantindo performance e uma experiência única aos seus usuários.

Assim, você garante que o seu projeto seja alcançado pelos usuários e que estejam bem posicionados no Google.

Contate-nos e coloque em prática agora a estratégia de conteúdo que lhe garante posicionamento no Google!

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