Feedbacks são essenciais em uma era em que é sabido o valor de negócios que focam a satisfação de seus clientes.
De acordo com a Harvard Business Review, empresas que prezam a experiência do cliente obtêm mais valor de mercado e lucram mais, colocando-se no topo do mercado.
Para que isso seja efetivamente alcançado e conquistado, o que é melhor do que dar atenção ao que dizem os clientes?
É justamente para atentar-se aos clientes que os feedbacks construtivos servem, recursos poderosos de atração, retenção e de sucesso de consumidores.
Com este artigo, você saberá como feedbacks construtivos fazem com que empresas consigam crescer no mercado e, além disso, estará apto a fazer o mesmo em sua empresa. Acompanhe-o.
O que são feedbacks construtivos?
Em linhas gerais, feedbacks são uma espécie de retorno avaliativo cuja função é ajudar alguém ou algo a melhorar.
No marketing e no empreendedorismo, eles são sugestões, comentários ou indicações que servem à melhoria de estratégias, produtos ou campanhas.
Contrariamente às críticas destrutivas e outros modelos de feedbacks, nos construtivos há uma grande ênfase em aspectos positivos.
Eles são ressaltados com o objetivo de garantir uma avaliação que priorize aspectos passíveis de melhorias.
Então, com os feedbacks construtivos, a ideia não é simplesmente tecer críticas infundadas ou integralmente negativas.
Pelo contrário, o que os sustenta é o viés positivo, com o qual a ideia é conquistar melhorias.
Benefícios de feedbacks construtivos
Existem incontáveis benefícios de feedbacks construtivos ao marketing ou às estratégias de seus negócios:
Promovem melhorias contínuas
Eles são reconhecidos pelo seu alto poder de efetividade quando o assunto é promover aprimoramento e melhorias de modo contínuo.
Por exemplo, internamente, tendo feedbacks específicos, equipes de marketing conseguem readequar suas estratégias às necessidades tanto do mercado quanto de seus clientes.
Permitem identificar oportunidades
Com os feedbacks construtivos, se utilizarem-nos corretamente, as empresas conseguem angariar novas oportunidades de mercado. Isso acontece, é óbvio, caso se atentem às exigências deste.
Aumentam a satisfação de seus clientes
Por mais que pareça extremamente óbvio, dar atenção ao que dizem os clientes permite que o negócio consiga valorizar significativamente a experiência destes.
Assim, acabam atraindo, angariando e retendo novos clientes, bem como mantendo consumidores já existentes.
Possibilitam uma cultura de colaboração
Em relação aos aspectos internos de uma empresa, é possível dizer que feedbacks construtivos também fomentam uma grande cultura de colaboração.
Com o espaço para dar opiniões e avaliações sobre processos internos da empresa, seus colaboradores sentem-se confortáveis e a par do negócio, o que é essencial ao sucesso.
Como coletar feedbacks construtivos?
Para conquistar feedbacks que sejam construtivos, é fundamental exercer e pôr em práticas boas estratégias, como estas:
Use pesquisas e questionários
Em primeiro lugar, é possível criar formulários on-line que sirvam à obtenção direta de retornos avaliativos e feedbacks construtivos.
Esse é o primeiro método, simples, mas que, na maioria das vezes, é melhor conciliado com outras estratégias.
Invista em entrevistas e grupos focais
Ter clientes seletos e selecionados para apostar e investir em entrevistas e grupos focais pode também ser uma estratégia forte.
Convide-os e junte-os em uma sala ou uma ocasião especial para que possa obter retornos mais precisos e detalhados.
Tenha feedbacks em tempo real
Também, é interessante coletar opiniões ao vivo, em tempo real, seja por meio de chats ao vivo, eventos presenciais, redes sociais ou em outras plataformas específicas.
Exemplos de empresas que se destacaram com feedbacks construtivos
Existem muitas empresas e negócios que obtiveram destaque servindo-se de feedbacks construtivos.
Netflix
A Netflix utiliza feedbacks de seus assinantes com vistas a realizar personalizações específicas que atendam às suas exigências.
Starbucks
Esse é um caso de sucesso diferenciado, no qual a empresa criou um programa chamado “My Starbucks Idea”, onde clientes enviam sugestões e ideias para a Starbucks.
Zappos
Notável por ser um dos negócios que mais se atentam à maneira com que lidam com clientes, a Zappos coleta feedbacks de seus usuários e clientes regularmente, e isto é um diferencial seu.
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