O impacto da pesquisa por voz no SEO: como manter-se competitivo?

Natacha Tressino - 1 de outubro de 2020

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O Impacto da Pesquisa por Voz no SEO: como manter-se competitivo?

A pesquisa por voz ganha mais adeptos a cada dia. Estima-se que até o final deste ano, metade das buscas realizadas na internet serão feitas por voz (ComScore, 2020). Atualmente, em escala global, cerca de 72% dos usuários já fazem uso desse recurso em seus smartphones (Sem Rush, 2019). Indo mais longe, a previsão é que até 2025 mais de 300 milhões de pessoas utilizem um dispositivo. 

O que podemos tirar de insight desses dados? Que o comportamento do consumidor está sofrendo mudanças, e que as marcas precisam estar atentas e preparadas para o que está por vir! Os hábitos de consumo vão mudar, assim como o caminho usado pelos usuários para chegar até o seu produto ou serviço.

E por onde começar? Revendendo suas estratégias de SEO. Como o cenário está mudando, as plataformas de busca estão considerando a pesquisa por voz no SEO, exigindo das empresas uma série de adaptações nas boas prática de SEO para otimização de sites. 

 

Algoritmo do Google e a pesquisa por voz

Com as recentes atualizações do Google, observamos uma melhora significativa na identificação da intenção do usuário por trás da pesquisa, algo que vai muito além de entender palavras: a inteligência do sistema percorre o modo mental operante do usuário. 

 

“O algoritmo coleta e interpreta conjuntos de dados como a localização dos usuários e as palavras-chave da busca. O objetivo aqui é captar a verdadeira intenção do usuário e direcioná-los para os sites mais relevantes possíveis. Com o tempo, o algoritmo treina o computador para combinar os sinais com os resultados e usa os cálculos para classificar os sites no mecanismo de busca”, explica o Coordenador de SEO da ZOLY, Fábio Assis.

 

Onde é o posto de gasolina mais próximo? A partir de perguntas como essa o mecanismo lista os estabelecimentos mais próximos da localização do usuário, em questão de segundos. Os sites mais bem classificados serão reconhecidos como aqueles que geograficamente estão mais pertos de você. As resenhas (reviews dos usuários) ganham relevância pela pesquisa por voz. 

O algoritmo também considera o histórico do usuário, recomendando lugares já visitados ou que estejam vinculados aos seus contatos funcionando como uma “indicação de amigos e conhecidos” automática e inteligente. 

 

“Nos dias de hoje é preciso ter empatia para desempenhar uma atividade de otimização. Se colocar no lugar do cliente/usuário é fundamental para que você entenda os algoritmos e compreenda a intenção de busca”, diz Assis.

 

Pesquisa por voz no SEO

 

O que fazer para otimizar o meu site para os usuários que pesquisam por voz? Adaptações! Nada muito complicado, como otimizar o tempo de carregamento, trabalhar com snippets de textos relevantes, local search, focar em pesquisas de long tail entre outros. Confira logo abaixo essas e outras dicas:

 

  1. Mobile First e Indexing: preparar o conteúdo para ser indexado em dispositivos móveis é uma prática fundamental. Talvez já esteja cansado de escutar isso, mas é sempre bom lembrar. 
  2. Pesquisas Long Tail: foque suas ações em termos de pesquisa mais específicos, desta forma conseguirá acessar a verdadeira intenção de busca do usuário. 
  3. Tempo de Carregamento: páginas lentas afastam pessoas! O segredo para se dar bem nesta tarefa é testar, testar e testar. Só assim conseguirá entender o que está indo bem e o que necessita de melhorias. 
  4. Snippets de Texto: para alcançar essa posição, a dica é trabalhar com blocos de conteúdo relevantes e contextuais com até 29 palavras, respondendo de forma simples e objetiva as diversas questões dos usuários no seu segmento. 

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  1. Local Search: analise o seu objetivo de negócio e otimize seu site para as pesquisas locais. 
  2. Google Maps: seja para as campanhas de SEO ou de Google Ads, usar este recurso pode tornar o conteúdo mais relevante, assim como a campanha em si. 
  3. Google Ads para resultados locais: integrar ações melhora e muito os resultados. Por isso, busque trabalhar com campanhas para resultados locais, em paralelo. 

Assistentes de voz, aplicativos e dispositivos

Alexa, Cortana e Siri, os assistentes de voz estão cada vez mais presentes em nossas vidas – seja como aplicativo ou dispositivo em si. A previsão é que essa crescente procura se mantenha ao longo dos anos, principalmente lá fora em países como a China, EUA e Inglaterra. 

O que as marcas pensam disso? Segundo uma pesquisa realizada pela Adobe Analytics, 66% das empresas entrevistadas concordam que a voz pode impulsionar a conversão e aumentar a receita. Inclusive, 71% acreditam haver uma melhora na experiência do usuário em decorrência da pesquisa por voz. Contudo, ainda são muitas as marcas que estão em fase de adaptação.

Com o lançamento da Alexa da Amazon, acredita-se que os smart speakers vão ganhar força em território brasileiro, visto que o dispositivo está configurado para responder em português. Um motivo a mais para começar a otimizar o seu site para pesquisa por voz, hoje mesmo! 

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