O que é Marketing Orientado a Dados?
Quantas vezes você pensou que era uma coisa, mas na verdade era outra totalmente diferente? O mesmo acontece na sua empresa quando você não aplica o Marketing Orientado a Dados! A tomada de decisão é toda baseada em achismos e opiniões, sendo que deveria considerar dados reais.
Um estudo realizado pela Teradata revelou que 78% dos entrevistados já aplicam esse conceito em seus negócios ou reconhecem seu poder estratégico. Se você quer se destacar no mercado saiba que é necessário reunir, integrar e acessar dados (insights, perfil, personalidade, mensagem mais adequada etc.) de uma variedade de fontes internas e externas.
Quer saber o que é Marketing Orientado a Dados, suas vantagens para o seu negócio e como aproveitá-lo em suas próximas campanhas? Só rolar pra baixo e continuar lendo:
O futuro do Marketing
Adeus suposições infundadas. Conheça informações baseadas em dados, muito mais seguras e assertivas! Com o Marketing Orientado a Dados sua equipe passa a tomar decisões mais positivas, com menor taxa de erro. Além de antecipar tendências, criando e implementando ações vencedoras de divulgação de marca, aquisição e retenção de clientes.
Com o advento do big data e de várias outras tecnologias que acompanham a jornada do consumidor, ficou mais fácil ter acesso a dados. Agora é possível conferir informações comportamentais e transacionais do público que deseja atingir. Isso favorece a otimização e compra de mídia orientada no target, além de definir as mensagens mais relevantes para atrair e converter pessoas.
Vantagens
Poder tomar decisões e criar estratégias e ações de marketing com mais segurança e assertividade é o principal benefício de se trabalhar com Marketing Orientado a Dados. Contudo, existem inúmeras outras vantagens que você confere logo abaixo:
- Capacidade de prever e antecipar tendências.
- Conhecimento aprofundado do consumidor.
- Personalizar aspectos da experiência do usuário.
- Tomar decisões simples ou complexas de forma estratégica.
- Orientar as equipes quanto ao momento certo de executar ações.
- Identificar os clientes mais suscetíveis a consumir o seu produto/ serviço.
- Aumento no ROI (Retorno Sobre Investimento).
- Inteligência Competitiva.
- Definir KPIs de Marketing.
Como usar o Marketing Orientado a Dados na sua empresa
Comece definindo as métricas mais importantes para o seu negócio. A partir daí basta escolher entre uma abordagem de pesquisa primária ou secundária. Você pode mapear o comportamento do seu consumidor com dados extraídos da internet (primária), ou através da aplicação de pesquisas e questionários (secundária). Mas o que fazer com as informações coletadas?
Isso vai depender dos seus KPIs de Marketing. No enquanto, de uma forma geral, o Marketing Orientado a Dados permite que você ofereça exatamente aquilo que seu público deseja. Sua equipe pode usar as informações para orientar campanhas, evitando aquele joguinho de tentativa e erro. Por último, aproveite para surpreender seu consumidor com uma performance criativa e relevante.
Sua equipe mais forte e pronta para ir além
Quando você adota o Marketing Orientado a Dados na sua empresa, passa a empoderar sua equipe. Oferecendo-lhe armas para superar a concorrência e as adversidades do mercado. Além de ser um forte diferencial competitivo. Chega de brigar para ver quem está certo, os dados vão dizer qual o melhor caminho a seguir!
Quer saber como elevar seu poder estratégico? Descubra no blog da Integração Digital e aproveite.