Influenciadores digitais: Desvendando os mistérios da Geração Z
Quem é a Geração Z? Entender o comportamento de quem consome seus produtos é essencial para elaborar estratégias que realmente alcance bons resultados. O público-alvo é o seu melhor termômetro para avaliar se as estratégias têm sido efetivas.
A geração z é hoje o grupo que mais consome. De acordo com o estudo realizado pela MNI Targeted Media 40% das vendas serão efetuadas por este grupo até 2020. Este número impacta diretamente nos lucros da empresa, portanto, não dá para simplesmente ignorar o poder de compra que este público possui.
Diante disso, conhecer os hábitos e interesses da geração z é fundamental, pois só assim as marcas podem adotar práticas e elaborar produtos voltados para a necessidade deste perfil de consumidor.
Então, vamos mostrar a seguir como a geração z se comporta e o que eles buscam das empresas:
O que realmente é importante para Geração Z ?
A geração z é composta por jovens que nasceram entre o ano de 1996 e 2014, e que cresceram tendo acesso à tecnologia durante toda suas vidas. São considerados grandes influenciadores, já que passam a maior parte do tempo compartilhando e consumindo conteúdos online.
Para este público as primeiras impressões realmente importam e não gostam de perder tempo, por isso as empresas que desejam cativar este grupo de consumidores precisam chamar a atenção em um curto espaço de tempo ou perdem a oportunidade de atraí-los.
Se a empresa não investe em formas inovadoras para captar a atenção dessa geração, certamente não será uma marca que vai engajar. Uma pesquisa recente realizada pelo Google revelou que 64% dos jovens que compõem a geração z preferem vídeos de marcas autênticas que refletem de fato a realidade.
Este grupo se preocupa com o que é real, tanto que para eles as causas humanitárias devem fazer parte das estratégias das marcas. Não tem essa de se fazer indiferente ao que acontece na sociedade, eles querem e buscam por empresas que estão assim como eles dispostas a fazer algo pelo próximo.
Como se conectar com esse público que busca estar conectado e ao mesmo tempo se preocupa com o mundo real? É o que veremos no próximo tópico!
Venda experiências
A geração z não compra apenas produtos, mas quer também obter experiências. Qual é o benefício que a sua empresa promove? O que importa para este público é o tipo de experiência que a sua marca proporciona.
A pergunta que eles fazem é: por que devo comprar desta marca? Por isso apenas 25% deve ser investido no produto, os 75% restantes precisam estar voltados para a sensação que este produto pode levar para este grupo.
Desse modo, as campanhas de marketing devem apresentar o tipo de experiência que a geração z ganha ao comprar com a sua empresa. Isso é o que mais importa para eles, pois só mostrar que seu produto é o melhor e o mais incrível não os cativa.
Gere consciência
Como mencionado acima, a geração z é composta por jovens mais conscientes, que se preocupam com o meio ambiente, diversidade, feminismo, racismo e demais causas humanitárias.
Ganhar a atenção deste grupo pede também o entendimento do que está acontecendo no mundo. Como a sua marca lida com essas questões? Eles querem sentir que ao comprar com a sua empresa estarão de certa forma contribuindo para fortalecer essa luta.
Além disso, a geração z é também mais consciente em relação aos seus gastos, pois são jovens que presenciaram a crise econômica global e por isso são mais cautelosos em suas compras.
Este grupo entende o valor das coisas e focam mais em poupar dinheiro. Trata-se de uma geração que pensa no futuro.
Inovação
O público que compõe a geração z está sempre atualizado no que se refere às tendências digitais. Para conquistar este grupo é preciso levar inovação, entender as tendências e aprimorar cada vez mais a interação digital entre marca e consumidor.
A geração z busca novas tecnologias, vive conectada nas redes sociais e gosta da interação. Portanto, a sua empresa deve estar presente e super ativa no ambiente digital.
A geração z quer muito mais do que apenas comprar. Ela busca por marcas que compartilham dos mesmos valores e acima de tudo ofereçam experiências, inovações, geram consciência e que fazem a diferença num todo. ?