Mapeamento de Empatia: Como ele funciona e qual é o seu propósito

Natacha Tressino - 19 de dezembro de 2019

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Mapeamento de Empatia: Como ele funciona e qual é o seu propósito

Quanto mais você souber a respeito do seu público, mais bem segmenta serão suas ações e, consequente, irá obter melhores resultados. Com esse pensamento, muitas empresas estão aderindo ao mapeamento de empatia como forma de obter a direção certa e se aproximar do consumidor. 

Seja para lançar novos produtos, realizar campanhas e até executar ações. Poder contar com a perspectiva do público é a arma secreta de grandes marcas, que se destacam no mercado pelas suas ações estratégicas e resultados de dar inveja. 

O Mapa de Empatia é uma ferramenta nova, ainda pouco explorada na área de marketing, mas capaz de revelar informações importantes sobre o que o seu consumidor deseja, pensa e precisa. A compreensão do seu público, mesmo que superficial, tem o poder de colocar sua empresa em um caminho mais seguro. 

Neste post vamos entender mais a fundo o que é esse mapeamento de empatia e como ele funciona. Siga com a leitura e confira! ?

O que é Mapeamento de Empatia?

Sabe aquela história de “aprenda a se colocar no lugar do outro”? Pois bem, o mapeamento de empatia é o exercício de começar a enxergar com o olhar do seu consumidor, para reconhecer suas expectativas, problemas e necessidades. Ele pode ser registrado de várias formas, seja em um esquema de gráficos simples, ou com o uso de quadros, flips chats e mais. 

O Mapa de Empatia é formado por campos, que devem ser preenchidos. Cada espaço representa sentimentos, ideias, necessidades e problemas que o seu público ou persona precisa enfrentar. Basta responder todos eles, que se dividem em:

O que pensa?

O que ouve?

O que vê?

O que fala?

Quais são suas dores?

Quais são suas necessidades?

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Mapa de Empatia e seus benefícios

O mapeamento de empatia é comumente usado em processos de criação para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos e, até para promover uma boa experiência ao usuário. Mas, porque ele se tornou tão querido entre os desenvolvedores e criativos?

A resposta está na sua simplicidade e poder de síntese. O Mapa de Empatia é uma ferramenta simples, fácil de preencher e com um visual atrativo. Mas não se engane, nele são reunidas informações importantes e que abrem campo para análises profundas quanto as dores do consumidor.

Outro ponto que o coloca em destaque é seu baixo custo e aplicação rápida. Isso porque ele serve para direcionar o pensando, fazendo se valer de outras fontes e ferramentas. Com isso, ele abre margem para insights importantes a partir da sua análise. Contribuindo para que você e sua equipe adquiram um conhecimento mais amplo do seu público. 

 

O que é preciso preciso para fazer um bom Mapa de Empatia?

A implementação de toda ferramenta é seguida de dúvidas e inseguranças. Contudo, com o Mapa de Empatia não tem segredo! Basta ter bem definido os objetivos de marketing e não se deixar esquecer enquanto aplica a ferramenta. 

Vale dizer que nada é imutável, você está livre para fazer as alterações que precisar. Com isso, as categorias de respostas podem variar. O mais importante é conseguir classificar seu público. Por fim, use o mapeamento de empatia sempre que estiver diante de um estudo novo. 

 

Quer conhecer seu público como ninguém? Então experimente o Mapa de Empatia na sua empresa e comece a trilhar o caminho certo em direção ao seu público! ??

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