Como mensurar o sucesso de uma campanha de marketing digital?

Natacha Tressino - 9 de janeiro de 2020

Sua campanha de marketing digital está atingindo os resultados esperados? Para compreender os retornos investidos na estratégia de marketing é preciso que haja um bom planejamento que visa analisar o cenário antes, durante e depois, a fim de obter a melhor conclusão das ações.

Medir o panorama das ações é uma etapa essencial, pois é através dessa prática que a equipe de marketing entenderá se a estratégia adotada precisará de mudanças ou poderá ser mantida. É neste momento que o cliente verifica se de fato seu investimento está rendendo bons resultados, por isso trata-se de um processo de grande importância.

Então, veja a seguir como realizar a avaliação da sua campanha de marketing digital:

Campanha de marketing digital: o que analisar antes?

Antes de começar qualquer campanha de marketing digital é necessário primeiramente entender quais são os objetivos do cliente. O que ele deseja alcançar através dessa campanha? Com essa resposta é possível elaborar de forma efetiva todo o planejamento.

Alinhe as expectativas e avalie quais serão os melhores meios para chegar a esses resultados. Iniciar uma estratégia de marketing sem saber onde deseja chegar com ela pode ponto ser um grande tiro no escuro.

Depois desse alinhamento é hora de colocar a mão na massa. O próximo passo será definir os canais digitais apropriados para lançar a campanha (Facebook, Instagram, Google e outros), pensando na abordagem mais adequada para atrair a persona e assim atingir o objetivo.

Foque na quantificação e qualificação dos números gerados, pois com essas conversões ocorre a verificação dos pontos de sucesso conquistados com essa primeira oferta. Está tudo dando certo? Se sim, é hora de irmos para a outra etapa.

Falar com Consultor!

Campanha de marketing digital: o que analisar durante?

Chegamos a parte em que o PDCA é aplicado e se torna fundamental para que todo o processo alcance o sucesso. O PDCA é uma metodologia de gestão que consiste em planejar, fazer, verificar e agir.

Por meio dessa ferramenta a equipe de marketing pode ter uma visão abrangente da campanha. É feito um amplo mapeamento da campanha o que ajuda a identificar o caminho percorrido pela persona até a conversão, como também compreender o porquê das vendas não serem efetuadas.

Caso não haja o retorno esperado é preciso realizar um estudo para que se possa entender qual parte do processo deverá ser corrigido e replanejado. Umas das práticas de ação para correção de falhas é fazer testes A/B.

Essa é a etapa em que os erros e acertos são discutidos pela equipe, por isso deve ser bem executada, pois o sucesso de toda a estratégia ocorrerá a partir deste procedimento.

Campanha de marketing digital: o que analisar depois?

Após ajustar as demais etapas ao chegar neste passo a sua campanha estará rodando e agora é necessário verificar o que está sendo alcançado, conferindo com o que foi planejado.

Se os processos anteriores estiverem bem definidos o controle será mais frequente, pois será apenas uma tarefa de acompanhamento de resultados.

O sucesso da campanha de marketing pode ser medido por duas métricas, que são elas: Custo de Aquisição do Cliente (CAC) que apresenta o quanto se gasta por cada novo cliente e Retorno sobre Investimento (ROI) que mostra o lucro obtido pelo investimento.

CAC: refere-se a soma do valor investido para obter novos clientes, sendo dividida pela quantidade de clientes novos.

ROI: o ROI analisa o retorno financeiro adquirido no orçamento investido. Essa métrica entrega em porcentagem o resultado da campanha.

Mesmo que a sua estratégia esteja indo super bem o ideal é sempre ficar atento, pois no marketing digital as mudanças são constantes. Portanto, realize frequentemente os retornos e busque forma de potencializar os resultados.

Quer ter uma campanha de marketing digital de sucesso? Nós podemos te ajudar. Entre em contato!

 

WhatsApp flutuante