SEO Marketing: veja as respostas para as 21 dúvidas mais comuns!

Natacha Tressino - 11 de fevereiro de 2022

SEO Marketing: veja as respostas para as 21 dúvidas mais comuns!

Pensando em investir em SEO Marketing, mas tem muitas dúvidas? Neste artigo, trazemos as respostas às perguntas mais comuns. Leia e entenda, de uma vez por todas, tudo o que você precisa saber sobre o assunto e, assim, dar o primeiro passo para impulsionar o seu negócio. 👇

01. O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou Mecanismos de Buscas, em tradução livre. Consiste, basicamente, em uma série de técnicas aplicadas em sites e páginas de conteúdo, com o propósito de influenciar os algoritmos dos motores de busca (Google, Yahoo! e Bing) a definirem o seu posicionamento orgânico em páginas de pesquisa, para determinada palavra-chave. 

02. Quais os tipos de SEO Marketing?

SEO Técnico: envolve aspectos de programação, desempenho e usabilidade do site. Nessa modalidade, as otimizações são realizadas na estrutura do mesmo, com o intuito de diminuir o tempo de carregamento do site e torná-lo mais rastreável para os buscadores.

SEO One Page: é responsável por organizar o conteúdo de todas as páginas de um site, para que atendam aos critérios de qualidade e sejam ranqueadas pelos buscadores. Nessa modalidade é realizada a estratégia de pesquisa e distribuição de palavras-chave no site. 

SEO Off Page: refere-se às estratégias que impactam no posicionamento do site, mas que acontecem fora do seu domínio. Consiste, principalmente, na aplicação de links externos, que levam para domínios relevantes e com autoridade digitais, relacionados ao tema principal do site. 

SEO Local: atua no posicionamento orgânico por localidade, destacando comércios e estabelecemos próximos ao endereço do usuário, ou relacionado ao termo de busca. Essa otimização é feita no site da empresa, e também na sua página do Google Meu Negócio.  

03. Qual é a diferença entre tráfego pago e orgânico?

O tráfego pago exige investimento direto em mídia, pelo qual você paga para aparecer em determinados espaços. Nos resultados de pesquisa do Google, esses anúncios ficam posicionados no início e no final de cada página, lugares considerados de destaque. 

Diferente do tráfego pago, o orgânico não necessita de investimento direto por visitante ou lead. O conteúdo é ranqueado pela sua qualidade e relevância. Desta forma, as pessoas chegam até o seu site ou blog de maneira espontânea, após encontrarem sua página em meio aos resultados de busca. 

04. Como funciona o ranqueamento no Google?

Quando um conteúdo é publicado na internet, ele só passa a ser exibido na página de pesquisa assim que os motores de busca realizarem o rastreamento e indexação do mesmo. Esse rastreamento é feito de tempos em tempos, e visa identificar as novas páginas e enviá-las ao índice do buscador.

Com a ajuda dos seus algoritmos, os motores de busca conseguem identificar os resultados mais relevantes para cada busca realizada. A essa seleção damos o nome de ranqueamento. No Google, esse ranking é definido com base em mais de 200 fatores

05. Depois de ranqueado, onde o meu site vai aparecer?

Isso vai depender da qualidade do trabalho de otimização realizado no mesmo. No Google, os resultados orgânicos aparecem na página de resultados, abaixo dos anúncios, em todas as páginas disponíveis para determinada palavra-chave.

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06. O que é palavra-chave em SEO Marketing?

Palavras-chave são termos formados por uma ou mais palavras, usados pelas pessoas para realizarem pesquisas na internet. Seu uso é muito comum em sites de busca, como o Google. A seleção estratégica desses keywords por segmento, possibilita a criação de conteúdo relevantes e mais fáceis de ranquear. 

07. Quantas vezes a palavra-chave precisa aparecer no texto?

Não há uma quantidade exata. Contudo, uma vez que o Google prioriza a experiência do usuário, ele  costuma penalizar quando aplicada em excesso. Com isso, podemos dizer que é importante ter bom senso! Escolha trabalhar com palavras-chaves relacionadas, assim será bem visto na busca semântica e seu texto mais agradável de ler. 

08. Onde colocar a palavra-chave no texto?

Via de regra, a palavra-chave precisa aparecer no título do texto (H1), no primeiro parágrafo e em pelo menos um subtítulo (h2). Ela deve constar ao longo do texto e também na sua finalização. Além disso, ela também precisa estar nos atributos title e meta description, alt text da imagem e no link da página. 

09. Qual é a diferença entre links internos e links externos?

Links internos são aqueles que levam de uma página do seu site a outra. Já os links externos, são aqueles que apontam para uma página em outro domínio. 

10. Por que todas as imagens precisam de “alt text”?

Um dos fatores de ranqueamento do Google é a acessibilidade. Como os motores de busca não conseguem ler imagens, o atributo ‘alt text’ tem a função de descrever seus elementos visuais, tornando-a visível para os buscadores. Esse recurso também permite que o Google leia a imagem para pessoas cegas.

11. O que é busca semântica? Como ela funciona no Google?

Quando o usuário realiza buscas mais simples, o Google utiliza a busca semântica para interpretar o contexto e suas intenções na hora de propor os resultados. Ou seja, não considera apenas a palavra-chave, mas sua localidade, histórico de pesquisa, sinônimos, entre outros critérios. 

Para o SEO Marketing ela é muito importante, uma vez que possibilita a entrega de resultados mais alinhados aos interesses do usuário, sem que seja necessário repetir inúmeras vezes a palavra-chave. 

12. É possível conquistar o 1º lugar no Google fazendo SEO Marketing?

Sim! Isso não é mito, afinal sempre tem um site ocupando o 1º lugar da SERP do Google. Contudo, não é possível afirmar que o seu site ocupará tal posição, mas se a agência realizar um bom trabalho ele pode estar entre os resultados orgânicos na primeira página de busca! Converse com nossos especialistas e tire suas dúvidas. 

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13. Quanto tempo leva para uma página rankear no Google?

O tempo médio varia de 6 meses a 1 ano, mas, no geral, depende de uma série de fatores, como

a quantidade, periodicidade e qualidade dos conteúdos publicados em seu site, bem como sua autoridade. Por isso, é importante ter e postar em um blog.  A dificuldade das palavras-chaves também influencia nos resultados orgânicos. 

14. Qual é a função do sitemap em projetos de SEO Marketing?

O sitemap ou mapa do site, como é conhecido no Brasil, tem a função de reunir todas as páginas (URLs) do seu website em um só lugar. Com isso, ele facilita que o robô de busca encontre e ranqueie suas páginas para aparecerem nos resultados de busca. 

15. Como consigo ver as páginas indexadas?

Basta pesquisar no buscador da seguinte forma [site: domínio do seu site]. Assim todas as páginas indexadas para o seu domínio irão aparecer. 

16. Ao otimizar o meu site, ele ficará sempre bem posicionado nas buscas?

Como os algoritmos dos buscadores estão em constante atualização, é preciso realizar otimizações periódicas para assegurar seu posicionamento. Visto que muitas empresas já fazem esse trabalho, é importante ter em mente que os sites sobem e descem de posição diariamente. Por esse motivo, aqui na Integração Digital, monitoramos continuamente as palavras-chave de cada cliente e realizamos otimizações sempre que necessário. 

17. O que são boas práticas de SEO?

O Google classifica as técnicas de SEO Marketing em dois grupos: Black Hat e White Hat. O primeiro emprega práticas antiéticas, que negligenciam a experiência do usuário, com o intuito de conquistar um bom posicionamento na página de resultados. Sendo que o segundo, faz uso de técnicas estratégicas e aceitáveis.

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18. Quais são as principais métricas de SEO Marketing?

Duração média de sessão: indica o tempo médio que os usuários navegam em determinada sessão do seu site. 

Páginas por sessão: revela a quantidade de páginas que um usuário acessou na mesma sessão, ao navegar no seu site. 

Conversão: em SEO Marketing, está diretamente relacionada ao aumento da base de leads (novos contatos), mensurado com base no número de cliques no botão do WhatsApp, preenchimento de formulários e ligações. 

Tráfego orgânico: revela a quantidade de usuários que chegam ao seu site por meio da página de resultados da busca orgânica dos buscadores.

Velocidade de carregamento do site: o Google recomenda que um site leve até 20 segundos para carregar, mais que isso pode resultar em um aumento da taxa de rejeição. 

CTR (Click Through Rate): é a proporção entre a quantidade de usuários que clicam em um link, em relação ao número de impressões (total de visualizações da página). Essa métrica serve para entender o nível de encontrabilidade e relevância da página. 

19. Preciso entender de código e programação para fazer SEO?

Como vimos mais acima, para realizar o SEO Técnico é preciso ter conhecimento de programação. Sendo assim, para que seja feita uma otimização completa em seu site, o ideal é que contrate uma agência de marketing digital especializada em SEO ou um analista de SEO experiente. 

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20. Quanto custa um trabalho de otimização de sites?

Diferente do que se pensa, SEO Marketing não é algo fácil e rápido de ser feito. O processo envolve algumas etapas, como planejamento e análise de palavras-chave, criação de conteúdo, desenvolvimento de páginas, monitoramento e otimizações constantes. Por este motivo, o valor varia de acordo com a quantidade de termos otimizados. 

21. Devo contratar uma agência para fazer SEO?

Contratar uma agência especializada tem vantagens, como o fato de ter profissionais capacitados e experientes no assunto trabalhando em seu projeto. Além disso, estão sempre atentos às novidades e sabem como os mecanismos de busca funcionam. 

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