FAQ: conheça as 12 dúvidas mais frequentes sobre anunciar no Google Ads

Luana Flor - 8 de abril de 2022

FAQ: conheça as 12 dúvidas mais frequentes sobre anunciar no Google Ads

FAQ: conheça as 12 dúvidas mais frequentes sobre anunciar no Google Ads

Anunciar no Google Ads é ficar em evidência e ser encontrado por possíveis clientes dentro do maior buscador do mundo.

A plataforma de anúncios foi criada em outubro de 2000, e ao longo dos anos se consolidou como líder no mercado de mídias de tráfego pago online.

De Google AdWords para Google Ads, em 2018 o principal produto de publicidade online da empresa americana passou por uma reformulação.

Em 2020, as ferramentas de busca e publicidade do Google, como o Google Play e o YouTube ajudaram a movimentar R$ 67 bilhões em atividade econômica somente no Brasil.

Além do impacto sobre a economia, o Google Ads é referência quando o assunto é levantamento de dados sobre comportamento de consumidores online, métricas e execução de diversas ações dentro do marketing digital.

Através do tráfego pago gerado pelo Google Ads, as empresas conseguem atingir suas personas. 

Mais do que apenas uma vitrine, anunciar no Google Ads significa investir em ser encontrado por um público segmentado, usuários que estão interessados naquilo que você tem para oferecer, seja produto ou serviço.

Por exemplo: para uma loja de biquínis, é mais interessante ter um anúncio exibido para 1.000 pessoas de um público geral ou para 200 mulheres que têm pesquisado sobre artigos de praia?

Essa é a diferença entre anunciar no Google Ads e a publicidade comum de alguns anos atrás: atrair o público ideal e criar uma estratégia de vendas assertiva.

Para entender como anunciar no Google Ads, preparamos uma FAQ com respostas para as principais dúvidas a respeito desse assunto. Continue lendo:

1. Quem pode anunciar no Google Ads?

Qualquer empresa que almeja gerar mais oportunidades de negócios pode anunciar no Google Ads.

Para criar uma conta na plataforma, basta fazer login na conta Google, a mesma utilizada em outros serviços como o Gmail, Drive e Youtube, por exemplo.

2. Como o Google Ads vai funcionar?

Através da tecnologia inteligente que os cookies de navegação geram, o Google consegue identificar um potencial cliente e definir se ele está na etapa de decisão de compra.

A partir disso, o Google supre a necessidade de um usuário exibindo para ele um anúncio daquilo que ele busca, gerando bons negócios.

3. Quais os tipos de anúncios oferecidos pelo Google Ads?

Como o Google é um grupo de empresas, as campanhas podem ser criadas a partir de diferentes tipos de anúncios.

Alguns deles são:

  • pesquisa – ficam no topo da página do buscador em forma de texto e são relacionados com o termo da pesquisa feita;
  • display – normalmente em imagens, são as ofertas que surgem dentro de sites parceiros do Google;
  • Youtube – vídeos curtos que aparecem no meio de uma reprodução ou entre vídeos.

Ao anunciar no Google Ads, existem ainda outros tipos de anúncios, como Gmail, Play Store e mais.

4. O que é necessário para começar a anunciar?

Para começar a anunciar no Google Ads, será necessário configurar a campanha com algumas informações, como:

  • definir a meta da publicidade – gerar mais ligações ou tráfego para o site, por exemplo;
  • configurar uma área geográfica – território físico que será atendido a partir do anúncio;
  • determinar orçamento mensal – valor que será investido em anúncios ao longo do período.

Essa é a maneira simples de iniciar a empreitada de criar anúncios através da plataforma do Google.

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Outro ponto deve ser levado em consideração, ainda: a escolha de qual anúncio deverá aparecer será do buscador, e funciona como em um leilão.

As empresas anunciantes dão lances em termos que sejam relacionados aos seus negócios, e aqueles que investirem mais, têm mais chances de serem vistos.

Mas, além do pagamento por visualização, o Google Ads ainda leva em consideração a qualidade do anúncio.

Para garantir que o usuário receberá um anúncio bom e que resolverá realmente o seu problema, o Google faz avaliações dos anúncios, e isso também gera autoridade para o buscador.

Ou seja, não é tão simples: é preciso estudar e entender esse universo para criar boas campanhas.

5. Quanto custa para anunciar no Google Ads?

O valor para anunciar no Google Ads é definido pelo anunciante, mas o Google faz a indicação de valor mínimo de R$20,00 no Brasil, de acordo com a média nacional.

6. Como é feita a cobrança dos anúncios?

A cobrança de qualquer quantia só é contabilizada a partir da interação que os usuários tenham com aquele anúncio, um clique ou uma ligação, por exemplo.

Isso faz com que o Google Ads seja uma plataforma mais democrática do que as grandes campanhas publicitárias, onde o investimento em outdoors e canais de TV aberta eram milionários, por exemplo.

7. Quais são as formas de pagamento disponíveis para anunciar no Google Ads?

Atualmente no Brasil, o Google Ads aceita cartões de crédito ou boleto bancário como forma de pagamento para a criação de links patrocinados.

8. Como escolher as melhores palavras-chave para anunciar no Google Ads?

Parte essencial de uma campanha de sucesso, é entender quais são as melhores palavras-chaves para investir.

Nesse momento, alguns fatores devem ser levados em consideração, como:

  • CPC – custo por clique daquele termo;
  • Volume de buscas – quanto aquela palavra-chave movimenta em buscas no Google;
  • Nível de concorrência – quanto maior o volume de buscas, mais caro é o CPC daquele termo.

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Investir muito em termos com alto volume de buscas, não é, porém, a estratégia mais eficaz.

Termos gerais como “comida” podem exigir um investimento maior devido a sua concorrência.

Enquanto isso, a palavra-chave “comida caseira em São Paulo” oferece melhor segmentação de público e um CPC menor.

9. É preciso ter site para anunciar no Google Ads?

Não é obrigatório ter um site para anunciar no Google Ads.

Na definição do objetivo de campanha, o Google dá algumas opções, como:

  • chamadas;
  • inscrições ou vendas pelo site;
  • visitas à loja física;
  • aumentar o reconhecimento da marca com exibições de vídeos.

Isso quer dizer que a empresa pode medir os resultados das campanhas de outras formas, não necessariamente através de uma página web.

Apesar disso, a maioria dos anunciantes se interessam em gerar tráfego para os seus sites, porque é uma maneira prática e fácil de o usuário concluir uma transação de compras.

10. E se eu tiver muitos cliques de concorrentes em meus anúncios?

Essa é uma dúvida comum para os empresários: e se a concorrência tentar burlar as minhas campanhas?

O Google possui uma inteligência que avalia a quantidade de cliques de um IP para cada anúncio, e assim, protege o anunciante de possíveis fraudes.

11. Os créditos perdem a validade?

Os créditos não perdem a validade.

Caso o anúncio seja pausado, os valores investidos continuam guardados na conta do Google Ads até que o anunciante decida utilizá-los.

12. Como saber se anunciar no Google Ads traz resultados?

Os resultados vão depender do objetivo definido para cada campanha.

Mas, em geral, é preciso entender alguns indicadores como:

  • tráfego para uma página ou site;
  • volume de ligações telefônicas e/ou formulários de contato preenchidos;
  • instalações de aplicativos;
  • compras efetuadas em e-commerces.

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Assim, é possível fazer o cálculo da taxa de conversão.

A taxa de conversão é o número médio de conversões por interação com determinado anúncio.

De forma prática: se o anúncio recebeu 1.000 cliques e gerou 50 ligações, a taxa de conversão é de 5%.

Entender se essa é uma boa ou má taxa de conversão depende de outros fatores como nicho de mercado e investimento, por exemplo.

Conversão no Google Ads: conheça seus indicadores e saiba como medir

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